TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito e Intolerância

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

P. 01

1.0 Resumo                                                                                                    

O preconceito e a intolerância sempre estiveram presente na história da humanidade, isto é fato. Sua base é constituída pelo medo ou receio das diferentes situações do seu dia-a-dia, além disso, o preconceito resulta da desinformação.

Assim, justifica-se o presente trabalho, no qual pesquisamos afundo sobre preconceito e intolerância que ainda é um mal da sociedade atual.

P. 02

2.0 Preconceito - Definição

Preconceito nada mais é do que uma avaliação feita precocemente, ou seja, antes de saber do que se trata realmente. Existem dois tipos de preconceito: O positivo e o negativo. O preconceito positivo é realizado quando temos uma visão favorável ao avaliado e negativo quando a visão é desfavorecedora.

A discriminação é um produto do preconceito, pois quando é feita a primeira visão do outro individuo e não nos agrada começa a ocorrer à discriminação. A discriminação apenas acontece quando o preconceito se torna um comportamento. Assim, quando transformamos nossos pensamentos em atitudes quando o preconceito é desfavorecedor estamos á descriminando. A discriminação vai desde evitar até a exclusão social. 

3.0 Tipos de Preconceito

3.1 Preconceitos raciais: Esse todo o mundo conhece, brancos contra pardos, negros, amarelos, vermelhos e o pior que não tem cor, tipo, os albinos, quem nunca tenha dito, mesmo que só por brincadeira, alguma coisa contra a cor ou raça de uma outra pessoa.

3.2 Preconceitos quanto à classe social: É muito raro encontrar alguém que nunca tenha visto Caco Antibes (personagem de Miguel Falabella no programa Sai de Baixo, exibido pela Rede Globo de Televisão) dizendo algo parecido com "eu tenho horror a pobre" ou “... coisa de pobre". Pode parecer apenas uma brincadeirinha de mau gosto, mas também é preconceito.

3.3 Preconceitos quanto à orientação sexual: Nem é preciso dizer, que ninguém tem coisa alguma a ver com a opção sexual de outra pessoa. Mas muitas pessoas são agredidas pelo fato de ser homossexuais.

3.4 Preconceitos quanto à nacionalidade: Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso. Todo brasileiro fala mal de norte americano

P. 03

3.5 Preconceitos contra deficientes: Seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito, é só sair na rua que todos olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagioso. E não é só de olhar torto que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõe a ajudar. Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceita pela comunidade.

3.6 Preconceitos entre religiões: Basta ficar reclamando da religião de alguém ou do fato da pessoa não ter religião alguma, sem falar da antiga intriga dos Ateus x Cristãos entre outras.

4.0 Intolerância

A intolerância é uma atitude caracterizada pela falta de respeito pelas práticas e convicções do outro. Manifesta-se quando alguém se recusa a respeitar outras pessoas por agirem de modo diferente e possuírem opiniões diferentes. A intolerância pode conduzir ao tratamento injusto de certas pessoas devido às suas convicções religiosas, ao seu estilo de vida, sexualidade, etnia, raça ou quaisquer outras ideias. Está na base do racismo, do antissemitismo, da xenofobia e da discriminação em geral. Frequentemente, pode conduzir à violência. Temos como exemplos disso, muitos acontecimentos da história da humanidade como iremos ver seguidamente.

O Homem não consegue viver e aceitar pacificamente com as diferenças da humanidade, isto é fato, e não é um caso da atualidade. Basta retornar nossos olhares para o início da Era Cristã, época em que os romanos expulsaram os habitantes da Palestina, os Hebreus, hoje chamados de Judeus ou Israelenses que, inclusive, estão em constantes embates com os Árabes ou palestinos e os países vizinhos, pela consolidação do Estado de Israel. Posso dizer, com certeza, que apesar da diáspora ter ocorrido há muito tempo, esse fato não exclui outros semelhantes e mais antigos, causados por mínimas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com