TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Da Crítica Da Razão Pura

Pesquisas Acadêmicas: O Problema Da Crítica Da Razão Pura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO

CENTRO UNIVERSITÁRIO

PORTIFÓLIO

Ateniza Pereira da Silva

RA 1080882

Curso: Licenciatura em Filosofia

Disciplina: Metafísica II

Tutor: Paulo Rogério da Silva

Pólo de São Miguel do Guaporé

Rondônia

Abril/2014

“O problema da crítica da razão pura”

Nesta obra, mostra com clareza que Kant trata a metafísica como um fenômeno, ou seja, algo raro e surpreendente, porém não consegue negar a importância de seus questionamentos, inclusive, admite ser mais importante que a física.

Assim diz: “Se para Kant a metafísica não é possível como ciência, ele não tem dúvida alguma de que os problemas que ela levanta são mais importantes que os da física. Se os corpos caem a 9,8 ou 9,9 metros por segundo nada muda, porém muda muito se existe ou não Deus, se existe ou não existe uma alma imaterial e imortal”.

Para responder ao seu próprio questionamento, Kant nega a possibilidade de Ciência na metafísica, por que são questionamentos que não podem ser respondidos pela experiência.

Isso mostra quanto é importante o fato da existência de Deus na vida da humanidade, é muito mais que fato de acreditar ou não em Deus, por que quem acredita em Deus, tem mais facilidade em agir com ética, fazendo de nós mais humanos e solidários com as outras pessoas. Em um mundo, onde as pessoas só acreditam em si próprias, são individualistas e não tem respeito para com os direitos das outras pessoas.

Segundo Gonzales Porta (2002), “O problema Kantiano se constitui de vários problemas articulados e, como veremos, possui uma firme unidade interna. Ele tem uma dimensão teórico e uma prática, ou seja, uma dimensão epistemológica”.

É muito difícil para mim imaginar, o mundo sem Deus, em que se basearia as leis, a ética é fundamental para nortear a sociedade, mas nem todos a cumprem e a metafísica vem para preencher esta lacuna. Por que para sermos éticos, necessitamos de buscar algo que dê um sentido mais forte e este motivo é Deus, que é bom e misericordioso.

Na época em que estamos vivendo hoje com tanta violência, desigualdade, corrupção e desrespeito com a vida, por ter tantas pessoas que não acredita em Deus, ou diz que acredita mas na verdade segue uma religião só por aparências e para conseguir status na sociedade, manipulando as pessoas com pouco conhecimento, portanto essas pessoas se torna moralista (caráter flexível) e age bem só com quem a convém, tem conhecimento teórico mas não faz uso em sua prática.

“A metafísica pretende obter conhecimento a priori e não consegue ou, o que é o mesmo, a “Razão pura” não é capaz de outra coisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com