TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema Temporal Da Transcendência Do Mundo

Dissertações: O Problema Temporal Da Transcendência Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA MATER ECLESIAE- IFITEME

CURSO DE FILOSOFIA

HIGOR FEITOSA PASSARELI DA SILVA

PRAGMATISMO

PONTA GROSSA

2014

HIGOR FEITOSA PASSARELI DA SILVA

PRAGMATISMO

Trabalho apresentado para a disciplina de Lógica, do curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae- IFITEME.

Prof. Frei Margom

PONTA GROSSA

2014

PRAGMATISMO

O pragmatismo segundo (SHOOK, 2002, p. 11) é uma linha de pensamento sobre a qual tem como pioneiros os americanos: Charles S. Perce, William James e Joh Dewey, filosofos estes que se encontram entre os mais expoentes pensadores da historia da filosofia, devido ao fato de analizarem os mais vastos compos tradicionais da filosofia, que são: logica, epstemologia, metafísica, estética, ética e política.

Esses três grandes filosofos do sec. XIX, obtiveram seus próprios interesses acadêmicos na busca de uma investigacão inteligente.

Charles S. Peirce (1839-1914) foi o pioneiro na lógica, semiótica e metafísica e criou uma filosofia das ciências naturais extremamente original. William James (1842-1910) foi o pioneiro da psicologia experimental e quem mais pesquisou fenômenos psicológicos. John Dewey (1859-1952) também foi no compo da psicologia social, um pioneiro e procurou a utilidade da filosofia para uma sociedade progressista e democrática. (SHOOK, 2002, p. 11)

Mesmo que estes três assentissem com a ideia de que a inteligencia humana tem relacão direta com o conhecimento gerado atravéz da experiencia, este tópico não foi suficiente para agrupalos em um movimento à parte. No entanto, os mesmos concordavam nos seguintes aspectos:

1. Embora a experiência seja o fundamento do conhecimento, a mente transforma a experiencia em objeto de conhecimento; 2. A transformação da experiência visa a apaziguar a dúvida, etapa preparativa de uma ação com vistas a um fim específico; 3. Como a mente visa uma creça prática, a transformação que ela faz da experiência é guiada pela atividade experimental; 4. O processo experimental de criar crenças sólidas pode ser logicamente avaliado com base em sua função de nos possibilitar prever confiavelmente e controlar nosso ambiente. (SHOOK, 2002, p. 12)

Segundo (SHOOK, 2002, p. 13) pragmatismo pode abrangir um grande problema se fo-lo tomado como uma filosofia cujo intuito é propriamente mais uma teoria da verdade, sendo que esta não é sua finalidade. O pragmatismo em si, busca através de sua filosofia sobresair às possiveis e inumeraveis discuções a respeito do tópico verdade, sabendo que quando se fala da “verdade”, logo percebe-se que o sujeito interrogante, devera buscar em outras opiniões pessoais, respostas sobre a mesma veradade e com isso de imediato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com