TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Criatividade

Dissertações: O Que E Criatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

1. Criatividade

Por wagner (DF) em 26-11-2009

Criativo, misturador, ativo, trabalhador, esforçado,

Criatividade é a atitude de fazer algo sobre alguma coisa ou alguem que ja existe..

CUIDADO

o "A" está ligando cada palavra para formar um contexto, mais quando separadas exercem a verdadeira conotação da palavra e seu significado unico

Cria = algo criado ex. cachorro, homem, macaco, carro, pincel, computador etc..

Atividade= transformar algo, ser ativo sobre materiais que ja existem.

CRIATIVIDADE = exercer alguma atividade sobre algo que ja foi criado em algum lugar ou em alguem ou em alguma coisa.

Ser criativo

EX. Pegar um vaso de barro pronto derrete-lo e fazer outro diferente.

OBS . Usar o que ja existe para fazer algo novo - CRIATIVO.

CRIATIVIDADE - não é quem cria mais quem usa algo que ja foi criado para algum fim específico diferente daquilo que ja existe mais sem esquecer que o que existe continua existindo em relação a "MATERIA" usada.

Na verdade não! Perceba que uma das definições de criatividade envolve também a engenhosidade e a inovação, ou seja, a criatividade não necessariamente indica criar algo novo, simplesmente do nada. Baseados nesta ideia é que muitas pessoas acham que não são criativas, pois imaginam que é necessário criar algo muito diferente do que já temos no mundo para serem considerados pessoas criativas. E é totalmente o contrário! Todas as invenções e descobertas do mundo de hoje são baseadas em algo que já existe, em algo que alguém criou com base em outras coisas que já existiam. Sendo assim, todas as pessoas podem apresentar certo grau de criatividade, pois ela é uma característica nata de todos os seres humanos. Mas este tópico iremos abordar em um post futuro, ok?! Muita calma nessa hora...A criatividade é assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky, Dostoievski, Damásio, Leo Szilard e Jonas Salk . Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.

Para Dostoievski a necessidade de criar nem sempre coincide com as possibilidades de criação e disso surge um sentimento penoso de que a idéia não foi para a palavra.

Já Antonio Damásio, em seu livro "O Erro de Descartes" diz que criar consiste não em fazer combinações inúteis, mas em efetuar aquelas que são úteis e constituem apenas uma pequena minoria. Para esse neurocientista, inventar é discernir, escolher. Aponta idéias idênticas às suas quando apresenta, em seu livro, afirmações feitas por Leo Szilard e Jonas Salk. Szilard: “O cientista criador tem muito em comum com o artista e o poeta. O pensamento lógico e a capacidade analítica são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com