TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Ciencia

Artigo: O Que é Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ciência.

O dicionário Aurélio dá vários significados para o verbete ciência: do latim scientia, quer dizer conhecimento, ou um saber que se adquire pela leitura e meditação. Também é definido como um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, principalmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.

Atualmente este processo se configura na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.

Sócrates comparava a ciência à alma; nos tempos socráticos, fazer ciência significaria investigar a própria alma, ou a si mesmo. O conhecimento seria latente em todo ser humano, podendo ser explorado através de questionamentos inteligentes. Não obstante, investigar a si mesmo equivaleria a investigar a natureza, visto que a natureza era a referência do próprio homem. Para Sócrates, a introspecção humana ou maiêutica, era embasada/ referenciada pela dimensão externa.

O dualismo platônico percebe o mundo como: sensível, através dos sentidos e inteligível, ou das idéias, como um universo que contêm todas as formas perfeitas. Desenvolve o significado de opinião como uma forma de conhecimento situado entre a ignorância e a ciência, algo como o conceito de empirismo atual. A ciência se liga ao mundo das idéias enquanto a opinião se deixa confundir pelos sentidos.

Aristóteles incrementa este conceito, desenvolvendo a lógica e a dialética, fundamentais para a estruturação do pensamento, e o surgimento do método cientifico como o conhecemos hoje.

Outros filósofos pós-renascentistas desenvolveram raciocínios acerca do que viria a ser ciência. Wittgeinstein, pensador austríaco, acreditava que os critérios de investigação se encontravam na esfera da linguagem e que a ciência dependeria da precisão com que esta é usada. Mais além, acreditava que qualquer produção científica seria nada mais que uma manifestação lingüística, uma possível interpretação dum fenômeno qualquer, e a não existência dum código lingüístico perfeito acarretaria na existência de possíveis falhas em qualquer conteúdo científico tido como correto.

Sendo assim, a ciência surgiu frente a uma necessidade de desenvolvimento dessas idéias ...;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com