TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Democracia

Artigo: O Que é Democracia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

A Democracia é um tipo de regime governativo, que consiste em tomar determinadas decisões políticas importantes em conjunto com os cidadãos, de forma direta, a chamada Democracia Pura, quando os cidadãos tomam decisões, de forma participativa, através de votos, ou de forma indireta, também conhecida como Democracia Representativa, através de representantes, escolhidos usualmente pela via da eleição.

Este regime governativo pode ser aplicado em uma Monarquia, República, com um sistema parlamentar ou presidencialista.

Venha conferir neste artigo mais informações sobre o que é Democracia e como ela se aplica no Brasil.

O que é Democracia?

A Democracia se divide em diversos tipos de distinções, sendo que as mais importante sejam as designadas de Democracia Direta, ou Democracia Pura, quando os cidadãos, também designados de “o povo”, tomam decisões políticas de máxima importância através de uma forma participativa comum, a votação direta, expressando assim a sua vontade, conforme a decisão maioritária e de Democracia Representativa, ou Democracia Indireta, quando os cidadão, através de uma eleição, escolhem determinadas pessoas para que elas, de forma representativa, tomem as decisões políticas e expressem a vontade da maioria dos cidadãos. Esta segunda forma de Democracia é a mais utilizada pela maioria dos países do Mundo, incluíndo no Brasil.

Mas o que é Democracia na verdade? Na sua essência é o fato de os cidadãos, ou melhor, o povo, terem a capacidade de decidirem o rumo do seu país, de forma participativa, terem o direito a votar em quem quiserem, para que de forma representativa, tomem as decisões, de acordo com a maioria.

Resumidamente, o que é Democracia é tudo aquilo que se opõe a uma Ditadura e a um regime governamental de tirania, em que não existe qualquer tipo de chance para os cidadãos poderem expressar as suas opiniões e contribuirem, deste modo, no rumo que o país possa tomar.

O que é Democracia atualmente?

A Democracia participativa e direta, sendo a sua forma original e mais pura, o regime governativo de Atenas, se tornou cada vez mais insustentável à medida que a população foi aumentando. Apesar de Atenas ter tido, na época, uma elevada população, só aqueles que eram considerados cidadãos, ou seja, aqueles que pertenciam efetivamente à cidade, é que poderiam participar das decisões políticas.

Devido a esse aumento populacional, a melhor opção de Democracia, que fosse realmente sustentável ao longo do tempo, provou ser a Democracia Representativa, o sistema governativo usado atualmente no Brasil, no entanto, esta forma governativa incorporou alguns elementos da Democracia pura como os referendos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com