TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Esclarecimento?

Resenha: O Que é Esclarecimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  182 Visualizações

O que é esclarecimento?

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.”

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado)

Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.

Kant, pensador alemão do século XVIII, teve importância na formulação dos fundamentos teóricos do Iluminismo, identificando na razão uma ferramenta para a emancipação e a autodeterminação dos indivíduos. O conceito de Esclarecimento (em alemão Aufklärung) criado por Immanuel Kant, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da Era Moderna, é um sinônimo do período Iluminista em sintonia com a Modernidade, que tinha como característica a super valorização da Razão e das Ciências.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com