TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Inteligência?

Dissertações: O Que é Inteligência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  176 Visualizações

O que é inteligência?

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptarem com eficácia ao ambiente, de aprenderem com a experiência, de se engajarem nas várias formas de raciocínio, de superarem obstáculos mediante o pensamento.

Embora tais diferenças possam ser substanciais, o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de ‘inteligência’ são tentativas de aclarar e organizar esse conjunto complexo de fenômenos.

Para se obter um resultado, uma resposta, uma saída, áreas distintas da inteligência devem estar interligadas para que no final possamos preencher essas lacunas. Assim como a representação é o retorno da percepção, todos os outros campos devem estar interligados para que se tenha um bom filtro do ambiente e da situação, pois a maneira como o homem raciocina é único e subjetivo.

A partir desse pensamento, podemos gerar a ideia de que a inteligência é: um conjunto de informações que adquirimos do mundo externo e que chega ao nosso conhecimento por experiências fisiológicas e psicológicas e, a cada passo que perdemos informação e filtramos as interferências para discernir o conhecimento do ambiente, chegamos mais perto de alcançar a subjetividade do individuo, processo que resulta na formação de sua inteligência (mundo interno) e caracteriza assim sua identidade.

...