TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Política?

Monografias: O Que é Política?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal estimular a reflexão sobre as atitudes do homem público (políticos) e os reflexos de suas ações nas concepções dos indivíduos.

A política é presente na vida de todas as pessoas. Diariamente pode-se perceber atos políticos na vida de todos que vivem em uma sociedade. Pensando nisso, o presente trabalho vai pesquisar sobre o significado do termo “política” e fazer uma relação sobre a importância da mesma na vida das pessoas.

Para a elaboração do trabalho de pesquisa foram utilizados textos indicados pelos professores, além de um vídeo, e também, utilizou-se outros materiais de pesquisa, como sites da internet e artigos científicos. O material sobre esse assunto é vasto, o que requereu uma série de leituras para a seleção dos mesmos.

2 O QUE É POLÍTICA?

Somente quem tem a vocação da política terá certeza

de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista,

for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho

para o que ele deseja oferecer.

Somente quem, frente a todas as dificuldades,

pode dizer

"Apesar de tudo!" tem a vocação para a política.

(Max Weber)

Ao iniciar o trabalho é importante destacar que falar ou dissertar sobre política não é uma tarefa fácil. Isso porque vive-se, atualmente, em uma sociedade onde a política é sinônimo de corrupção, roubo, falsidade. Até porque o senso comum sempre relaciona política com políticos ou politicagem. Na verdade, o termo política é um termo abrangente, com várias significações.

A palavra “política” é oriunda do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à “pólis”, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. Para Maquiavel (2004), “política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo”.

É um tema que possui uma grande importância social. Ou seja, todos os cidadãos deveriam falar e discutir sobre política. No entanto, apesar da importância desse tema, são poucos os interessados em discutir sobre isso. No entanto, não percebem que, agindo dessa forma, os maus políticos ganham força, voz e vez. Quem não participa da política, será só mais, será só mais um voto. E perde-se assim, a chance de mudar esse cenário tão caótico.

Política, de acordo com Cezar (2009), é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. Segue o referido autor afirmando que a ideia de política é ter uma forma organizada para formar a sociedade, em seus vários caminhos, sempre procurando evitar o caos, pois política também é a convivência entre desiguais.

Ou seja, a política busca a liberdade de expressão, busca a formação de opiniões, de senso crítico e de vontade. Seu objetivo é manter a ordem pública, defender o território nacional e o bem social da população. O bem social de todos. Na verdade, são os desiguais convivendo em situações iguais.

A política é fundamental na vida de todos os cidadãos. É através da política que se forma e se constrói a vida da população. Dessa forma, diante de tanta importância, não se pode apenas abster-se de discutir, de falar, de participar da vida política da sociedade. Até porque, cabe aos cidadãos pressionar os governantes eleitos através do voto desses mesmos cidadãos.

Conforme Cezar (2009), a política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

Política é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

2.1 A ética na política

Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, a palavra ética significa “estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Através dessa definição pode-se perceber que nem sempre, nos dias atuais, política e ética andam do mesmo lado. Muitos “políticos” fazem da política um palco de condutas erradas, que deixam reflexo na vida das pessoas. Reflexos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com