TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relacionamento com os colegas

Por:   •  13/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

9.3 Relacionamento com os colegas

O convívio em grupo é muito complexo, são temperamentos, ideias, comportamentos, hábitos e opiniões que se divergem a todo momento, principalmente quando se trata de uma longa jornada como os anos acadêmicos, Apesar das diferenças, ainda existe companheirismo mútuo entre os colegas, é raro, mais existe, Afinal de contas é uma trajetória essencial que marca, faz feliz e deixa saudades, são os anos que passamos na faculdade.

As turmas já não são como as antigas, algumas práticas ficaram em segundo plano, a união entre colegas não consegue ultrapassar com harmonia os anos de curso, os laços fraternos se destaram, antes se levava uma turma de faculdade para a vida, hoje isso se resume a um ou dois colegas no máximo. A desunião e o comodismo foram substituindo a autêntica comissão de formatura que trazia a afetividade da turma, por um contratos de prestação de serviços que calcula até a hora que o formando deve se “emocionar”. A comemoração se estendeu a uma grande encenação, os formandos se desligaram completamente da organização da festa. Entende-se desta forma que os comportamentos e relacionamentos coletivos estão cada vez mais restritos, já na há mais sentimentos nos preparativos, os conflitos estão prevalecendo, chega a um ponto em que os alunos não se comunicam, mesmo compartilhando a mesma sala durante anos. O apego excessivo aos próprios interesses ocupou o lugar do companheirismo.

É preceito ético, um ato de solidariedade e união que os colegas se respeitem e se aceitem com todas as suas diferenças, sejam elas de raça, classe social e opção sexual, todos os seres humanos são iguais e merecem o mínimo de dignidade, perante as normas sócias.

A maior porcentagem de estudantes de direito são jovens que saem do ensino médio para a faculdade, existem aqueles que são de boa conduta, que entram com foco e objetivo, que vem para apaziguar os imaturos e contornar as diversas situações dos que zombam, perseguem e gostam de tumultuar. Infelizmente atos preconceituosos e discriminativos ocorrem sem nenhuma limitação, provocando vergonha e humilhação entre os colegas.

Na verdade é dever do estudante de direito admitir que o modo de agir, sentir e pensar do outro seja diferente do seu, afinal de contas a virtude mais útil do homem é a tolerância,

9.4 A  Ética do Estagiário

A fase do estágio é aguardada com exaltação e preocupação pelos universitários do curso de direito, a oportunidade é uma busca incessante na expectativa de viver e adquirir os novos conhecimentos. Com o aumento considerável de alunos no curso, conseguir um bom estágio em uma empresa renomada está cada vez mais distante e quando acontece nem sempre é motivo para comemoração, isso quando os tutores tentam minimizar a capacidade dos estagiários. Deve existir uma relação de respeito e entendimento entre as três partes, o estagiário, o tutor e a empresa o repartição que aceita o estagiário em seu escritório.

O estágio é parte obrigatória para todos os cursos, e para o curso em questão, pensando na ampliação de estágios no mercado e complementação de aprendizagem prática dos estudantes, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) oferece estágio pela instituição de ensino credenciada na ordem, podendo assim também ampliar a carga horária do estágio curricular com atividades típicas da advocacia e com tudo do Estatuto e código de Ética da OAB.

O estagiário pode assinar em conjunto com o advogado ou defensor público os atos, mas também pode fazê-lo individualmente, respeitando todas as normas e sob a responsabilidade do advogado, quebrando as normas, como por exemplo de retirar autos e não devolver, o estagiário sofrer as punições cabíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com