TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética No Relacionamento Com Os Colegas - Texto

Ensaios: Ética No Relacionamento Com Os Colegas - Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 2

A Ética no relacionamento entre colegas de classe

A Universidade é o lugar ideal para formarem-se opiniões fundamentadas sobre os mais diversos assuntos e também para que se desenvolva um senso crítico aguçado. Assim, um fator determinamente para que essas capacidades sejam alcançadas é o bom relacionamento entre colegas de classe, relacionamento este que deve ser construído com base em pilares éticos.

Ao adentrar no universo acadêmico o aluno encontra-se um tanto quanto perdido e, desse modo, é conveniente que os veteranos promovam a integração do calouro com a Universidade. No entanto, não é isso que acontece, visto que o calouro percebe a existência de uma hierarquia entre turmas. Um exemplo é o trote violento que acaba por promover a ridicularizarão do recém ingresso perante as turmas mais avançadas. Daí nasce uma relação de inimizade entre calouros e veteranos.

Dessa forma, a turma dos novatos é a que deve ser mais ética e unida, pois todos estão agora tendo o primeiro contato com os desafios da Universidade. Porém, aqui também não ocorre o ideal ou o melhor para todos. A turma acaba por dividir-se em pequenos grupos, o que dificulta o companheirismo acadêmico e gera disputas dentro de classe. Logo, não há respeito às diferenças, solidariedade e ética entre os colegas.

Ademais, uma turma dividida dificulta a troca de experiências entre alunos e fomenta o desrespeito as diferenças de opiniões. Os alunos de uma mesma classe passam anos ocupando o mesmo espaço sem se conhecerem verdadeiramente, sem que troquem experiências ou emoções. A ausência dessas relações de amizades é ruim para qualquer ser humano. Entretanto, é pior ainda quando ao invés de laços de amizade surge o desrespeito e a hostilidade no tratamento com os colegas. Assim, nascem inimizades também dentro da sala de aula.

Todavia, o problema da desunião de uma turma poderia ser solucionado com a ação de um líder que impedisse que a sala de aula virasse um campo de guerra. Um líder respeitado por todos que não tivesse a função de cuidar de interesses de determinado grupo, mas que promovesse o respeito entre os colegas e o bem estar coletivo.

Desse modo, são muitas as barreiras que impedem um bom relacionamento dentro do ambiente acadêmico. Relacionamento esse que é de suma importância para a formação ética de cada estudante, pois o convívio harmonioso entre as pessoas é essencial em qualquer sociedade. Logo, se não se formarem relações éticas dentro da Universidade, instituição que forma os profissionais mais capacitados e promove o conhecimento, de onde mais poderiam surgir?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com