TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SECRETO DA NATUREZA

Tese: O SECRETO DA NATUREZA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

O MISTÉRIO DA NATUREZA

Dotado de um poderoso impulso em direção ao conhecimento, o homem, desde o início dos tempos, procurou entender o mundo que o cerca. A criação do universo, a origem das estrelas e dos outros corpos celestes, o mistério da morte, o ciclo do dia e da noite são questionamentos anteriores ao próprio nascimento da filosofia. Qual teria sido,então, a forma mais antiga que o homem encontrou para explicar os fenômenos da natureza e da vida?

A história do homem pode ser identificada com a história do conhecimento do mundo onde ele vive,conhecimento que foi sendo adquirido e acumulado ao longo dos séculos. O ser humano via, nas ocorrências naturais, enigmas que precisavam ser decifrados, muitas vezes para a própria sobrevivência de sua comunidade. Imagine, por exemplo, uma tribo cuja alimentação é baseada na agricultura. Para essa tribo, é importantíssimo saber qual é o mês das chuvas, qual a época mais adequada para preparar a terra, quando plantar e em que momento fazer a colheita.

Por isso, o ser humano sempre procurou compreender os fenômenos da natureza, tanto por motivos ligados à sobrevivência quanto para superar o medo diante do desconhecido: uma tempestade poderia pôr em risco a vida das pessoas de uma tribo? Por que e como as tempestades se formam? Um eclipse pode ser tão assustador quanto um tremor de terra?

Para obter as respostas a essas dúvidas e aflições, o homem sempre se serviu da razão e da imaginação. Hoje em dia, em nossa cultura, a razão prevalece sobre a imaginação quando se procura compreender algum fenômeno desconhecido. A ciência, que pretende ser totalmente racional, é muito importante na interpretação de tudo o que nos cerca. Assim, há uma explicação científica para as chuvas, para as erupções vulcânicas, para o dia e para a noite, para a existência do Sol e da Lua. No entanto, a ciência não rejeita a imaginação: quando o cientista trabalha, descobrindo novas leis da natureza, usa a imaginação, por exemplo, para criar hipóteses que podem ser falsas ou verdadeiras, depois de verificadas através da experimentação. Da mesma forma, antes que a ciência ganhasse tanta importância para a compreensão do mundo, a razão era aplicada quando os homens não tinham explicações científicas para o que fazia parte de sua rotina e de seu meio ambiente. Isso fica claro em algumas lendas ou fábulas em que a "moral da história" tem por finalidade transmitir e reforçar um determinado conhecimento, valioso para a sobrevivência do homem. Há muitas narrativas, aparentemente simples, com esse caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com