TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Filosofia

Dissertações: O Surgimento Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

• O surgimento da filosofia

Partindo da idéia de pensarmos que a filosofia é a ação de refletir sobre tudo e, que, é o despertar da curiosidade em descobrir a verdade das coisas, então a filosofia surgiu com o primeiro homem racional.

Diante de inúmeras insatisfações referentes às explicações que a sociedade trazia, houve um momento em que essas deixaram de ser suficientes para as pessoas, surgindo a partir daí uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a ciência que estudava os mitos já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguiam compreender.

Sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta, a filosofia, como a entendemos hoje, teve seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga conhecida “o berço da Filosofia ocidental”. Todavia, poderia ter surgido em qualquer lugar, mas naquele momento da história diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu começo. Na Grécia naquele período vivia-se o auge da sua cultura, além de algumas condições que foram importantíssimas e históricas como; as viagens marítimas, a invenção da moeda, a invenção do calendário, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.

Caracterizou-se ali o inicio uma nova tentativa de responder os questionamentos sobre a existência, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem, outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos.

Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços em tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. O conhecimento filosófico foi surgindo aos poucos transitando no decorrer dos séculos por fases substituindo os mitos e as crenças religiosas na busca de compreender o mundo e todos que nele habitam. Assim vieram Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), Aristarco (310 a.C.-250 a.C.), Eratóstenes de Cirenia (276 a.C.-195 a.C.), Hiparco, (127 a.C.), Ptolomeu (90–168 d.C.), Immanuel Kant (1724 - 1804), Augusto Comte (1798-1857), Edmund Gustav Albrecht Husserl (1859—1938), Sigmund Freud (1856 - 1939), Maximilian Carl Emil Weber (1864 – 1920), Bertrand Arthur William Russell (1872 – 1970), Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (1889 — 1951) e Willard Van Orman Quine (1908 - 2000), trazendo cada um uma contribuição efetiva para o fortalecimento e novidades para a sociedade. A Filosofia tornou-se uma teoria sobre a capacidade humana de conhecer possibilitando o estudo da ação moral e ética.

• Os principais filósofos e seus conceitos

Tales (636 anos A. C.) acreditava que cada coisa, incluindo o sol, a lua, as estrelas, a terra, as árvores, as flores, os animais, as aves e os seres humanos que habitam a terra, provieram, originalmente, de uma única e mesma substância: a água.

Pitágoras (580 - 497 A.C.) foi matemático grego autor do "teorema de Pitágoras" "num triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Desenvolveu trabalhos na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina. Afirmava ainda, que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou por competições, seu objetivo é tornar-se um “atleta intelectual”.

Heráclito (cerca de 540 anos A. C.) considerado um dos filósofos pré-socráticos mais importantes, tornou-se conhecido como o ‘pai da dialética. Depois de algum tempo, radicalizou sua filosofia de vida e passou a viver isolado nas montanhas.

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) Destacou-se por procurar construir seus conceitos a partir de constatações das realidades do mundo observável, tendo deixado também contribuições propriamente científicas. Os antigos gregos, a partir de Aristóteles, acreditavam que todas as coisas eram compostas a partir de quatro elementos: a Terra, o Fogo, a Água e o Ar. E haveria um quinto elemento, do qual seriam compostas as estrelas.

Aristarco (310 a.C.-250 a.C.) O astrônomo grego Aristarco foi o primeiro a propor que a Terra gira em torno do Sol e em volta de si mesma. Seu modelo heliocêntrico do Universo tinha o Sol estacionário no centro, cercado por planetas que se moviam em órbitas circulares contra um fundo de estrelas fixas e distantes.

Eratóstenes de Cirenia (276 a.C.-195 a.C.) A pessoa que destruiu definitivamente a idéia da terra plana, ainda em voga, foi o matemático grego Eratóstenes, que mediu com precisão o tamanho da Terra.

Hiparco (127 a.C.) A grande descoberta do astrônomo grego foi à trajetória do Sol no céu.

Claudius Ptolomeu (90–168 d.C.) Filósofo e matemático grego que contaminou a astronomia durante um milênio e meio após a sua morte. O termo "universo ptolomaico" descreve sua visão do Universo, com a Terra no centro, amplamente aceita até o século XVII e imposta pela famigerada Inquisição da Igreja Católica.

Immanuel Kant (1724 - 1804) foi um filósofo alemão, considerado um dos maiores da história e dos mais influentes no ocidente. Estabeleceu um sistema filosófico, operando uma resolução entre o racionalismo de Descartes e Leibniz e o empirismo dos filósofos David Hume e John Locke.

Augusto Comte (1798-1857) foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. É considerado o criador do Positivismo e da disciplina Sociologia. Criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo, Idealizou o conceito político da Lei dos Três Estados e fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista.

Edmund Gustav Albrecht Husserl (1859—1938) foi matemático efilósofo alemão que estabeleceu a escola da fenomenologia. Ele rompeu com a orientação positivista da ciência e da filosofia de sua época. Elaborou críticas do historicismo e do psicologismo na lógica. Não se limitando ao empirismo, mas acreditando que a experiência é a fonte de todo o conhecimento, ele trabalhou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com