TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERRORISMO NA SOCIEDADE MODERNA: COMO EMPECILHO NA EXPANSÃO DO PENSAMENTO HUMANO

Por:   •  22/10/2013  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 12

O TERRORISMO NA SOCIEDADE MODERNA: COMO EMPECILHO NA EXPANSÃO DO PENSAMENTO HUMANO

Gabriella dos Reis Rosa*

RESUMO: O presente artigo objetiva fazer uma analise sobre a trajetória do terrorismo e como ele se concretiza na sociedade moderna.Levando-se em consideração suas causas e conseqüências para a sociedade, destruído-se barreiras que atrapalhem a expansão do pensamento humano. Baseando em procedimentos bibliográficos, como Amós Oz (2004), Luiz Solano (2010) e Palangana (2001).Tratando-se de dar significado ao termo terrorismo, seus sentidos e suas repercussão na sociedade moderna.Compreendendo-se assim o terrorismo, suas causas, indicando-o como desafio para toda humanidade para a transformação de uma mente aberta para a diversidade.

Palavras-chave: terrorismo; sociedade moderna; expansão do pensamento humano.

O ser humano traz uma grande problemática em ver o outro como um ser ‘diferente’ e não admitir suas realidades sociais, religiosas, culturais, sexuais, étnicas e econômicas. Desejam que se tornem ‘iguais’ a eles, ou, mesmo um grupo a que pertença, para isso, utiliza-se a força.

Essa coerção, que se origina pelo uso da força, surge a expressão ‘ terrorismo’. Passando a fazer parte da linguagem de todo o mundo, abrangendo relações internacionais.

Contudo esse fenômeno, denominado terrorismo, permanece mal compreendido, vago e inadequadamente explicado e sem controles efetivos.

Mas para se obter uma compreensão mais ampla desse termo,alguns conceitos básicos deve ser destacados. O que é terrorismo? Quem é terrorista? Quais as conseqüências dos atos terroristas? O que fazer para prevenir ou combater o terrorismo? Qual é a relação do terrorismo com a expansão do pensamento humano?

Em suas diversas manifestações, o terrorismo é o pesadelo da sociedade moderna, composta por uma imensa irracionalidade, diversas conseqüências e a limitação de sua prevenção. Sua motivação pode ter um caráter político à uma realização pessoal, mas ambos sempre tem o mesmo fim, a morte e destruição.

Terrorismo é o uso continuo de violência ou terror para alcançar um fim político ou ideológico.

Dentre alguma definições do termo terrorismo, é possível destacar segundo Luiz Solano (2010, p.171):

É um modo de coagir,ameaçar ou influenciar outras pessoas,ou impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror; Forma de ação política que combate o poder estabelecido mediante ao emprego de violência; Sistema governamental que impõe, por meio de terror, os processos administrativos sem respeito aos direitos e às regalias dos cidadãos; Ato de violência contra um individuo ou uma comunidade. Fanático e todo individuo desprovido de abertura mental para o que lhe é diferente.

Frequentemente vítimas dessas ações terroristas são cidadãos que involuntariamente estão no meio que ocorre estas ações. Expondo-se as ações de violências, de indivíduos que coagem as pessoas para as manifestações de suas vontades, tais como assassinatos, torturas, dentre inúmeras conseqüências dessas ações terroristas.

Dentre os sentidos do terrorismo, ele pode ser estudado basicamente por quatro deles.

O primeiro se refere ao Estado. Trata-sede atos de violência do governo contra sua sociedade, com o objetivo de quebrar a resistência dos indivíduos contra a sua autoridade,impondo suas opiniões.

O segundo sentido, se refere ao terrorismo imprevisível. Motivados por sujeitos anônimos, com suas ideologias, projetando ações terroristas secretamente e silenciosamente, sem controle algum e fora das leis.

O terceiro tipo de terrorismo comunitário de guerras civis. Esse terrorismo carrega consigo o maior numero de vitimas, trata-se de um ‘terror coletivo’, visando a eliminação dos indivíduos que são contra suas ideologias.

O quarto e ultimo sentido representa o terrorismo real, que é presenciado diariamente por nós. Esse terrorismo é concretizado devido ao processo de globalização, manipulando as pessoas através dos meios de comunicações.

Ao longo da historia, numa visão do terrorismo entre o passado e o presente, características políticas ou ideológicas, tiveram ações terrorista de esquerda ou direita, protestos ou força braçal e armada.

Desde antes do cristianismo, na Antiguidade, o terrorismo estava presente nas disputas de terras e ambições para o crescimento econômico, trazendo conflito entre os países.

Posteriormente na Idade Média o quadro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com