TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teseu e o Minotauro

Por:   •  23/10/2019  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO

GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA – LICENCIATURA

Tutor: Maria Cecilia de Oliveira Adão

Aluno: Rodrigo Alves dos Santos (8078144)

Teseu e Minotauro

Conta a lenda que Teseu era um herói grego filho de Egeu, rei de Atenas e de Etra, filha do rei de Trezena. Egeu ao deixar Etra ainda grávida por ter de retornar à Atenas, colocou embaixo de uma grande pedra sua espada e suas sandálias, e determinou que quando Teseu atingisse a maioridade, rolasse a pedra para tirar os objetos de lá e fosse ao encontro dele.

Após atingir a maioridade e remover a pedra e apanhar os objetos, Teseu corajoso e querendo conquistar fama decidiu ir até seu pai pelo caminho de terra firme que era mais perigoso e cheio de salteadores.

 Atenas tinha uma dívida com Minos, rei de Creta e por isso constantemente tinha que enviar jovens ao labirinto do Minotauro como alimento à criatura. Em uma das ofertas, o príncipe Teseu pediu para juntar-se aos jovens, pois tinha em mente que se matasse o monstro, colocaria um fim ao sacrifício de seu povo.

Em Creta, uniu-se à Ariadne, filha do rei Minos, que lhe ensinou como sair do labirinto. Deu-lhe um novelo de lã, com o qual ele marcou o caminho de volta. Teseu obteve glória e matou o Minotauro. Retornou à Atena e tornou-se rei e salvador do seu povo.

A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência, tinha como base da educação o conceito de virtude (Areté) o que proporcionava para o Estado enorme benefício, pois o herói trazia com suas vitórias, glória e relevância ao Estado e favorecia o surgimento de novos-heróis proveniente da formação dos jovens gregos que se espelhavam nas virtudes (força, sabedoria e agilidade) ou até mesmo na nobreza de suas ações.

Podemos constatar que no mito de Teseu e o Minotauro o conceito de Areté se aplica tanto nas virtudes de Teseu quanto na nobreza de seus atos. Teseu ao retornar para Atenas vitorioso, torna-se não apenas Rei, mas Herói para seu povo. Tendo livrado os jovens do castigo dos Deuses de serem sacrificados ao Minotauro, Teseu passa a ser modelo de formação e educação pautada na virtude e nobreza a ser seguida e imitada pelos jovens atenienses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com