TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito de Teseu e o Minotauro

Por:   •  10/9/2019  •  Dissertação  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

O Mito de Teseu e o Minotauro

De acordo com esse mito grego, Minos era o rei na ilha de Creta e um dia ganhou um touro do deus dos mares, Poseidon, e ele lhe disse que esse touro deveria ser sacrificado, só que Minos desobedeceu as ordens do deus dos mares e manteve o touro pra si.

Pasífae, a mulher de Mino acabou de apaixonando pelo touro.

Pasífae, tentando atrair o touro para se unir a ele, procurou um arquiteto muito famoso, chamado Dédalo. Este arquiteto teve a idéia de criar uma novilha de bronze e oca no qual o touro iria ficar atraído e então a rainha Pasífae poderia realizar o seu desejo.E assim aconteceu, foi quando nasceu o monstro que era metade homem e com a cabeça de touro: o famoso Minotauro.

Depois que Minotauro nasceu, o rei Minos, com muita vergonha do ocorrido, obrigou Dédalo a construir um labirinto para que ele pudesse deixar preso o menino-touro.

Creta e Atenas entraram em Guerra, e após essa batalha, Creta saiu vencedora e o rei Minos ordenou que Atenas enviasse todos os anos ao labirinto, sete rapazes e sete moças para serem devorados pelo Minotauro.

Foi quando surgiu Teseu nessa história. Teseu era cidadão de Atenas, e, disposto a dar um fim nessa situação, Teseu se sacrificou e se juntou aos rapazes e moças enviadas ao labirinto na tentative de matar o mosntruoso Minotauro.

Teseu chegou na ilha e conheceu Ariadne, a filha de Minos e Pasífae. Ariadne, muito apaixonada, procurou Dédalo também e pediu ajuda a Teseu. Dédalo deu a ela um novelo. Ele explicou que o fio deveria ser desenrolado conforme ele penetrasse no labirinto, e após ele batalhasse com o Minotauro, caso saísse vivo da batalha, ele poderia seguir o fio de volta pra achar a saída do labirinto. Além disso, Ariadne deu pra Teseu uma espada mágica a qual ele conseguiria matar o Minotauro com apenas um golpe.

E assim aconteceu, Teseu batalhou com o Minotauro, decepou a cabeça do monstro com a espada de Ariadne. Teseu achou a saída do labirinto e saiu de lá vitorioso e salvando Atenas e todos os seus patrícios.

A relação entre este mito e a educação homérica ocorre quando Teseu, um simples humano, se supera e vence um monstro perigoso, salvando a todos e saindo herói. Teseu salva Atenas, o Estado que representava, retratando exatamente o que a educação homérica pregava: a formação do lado subjetivo do homem, o qual, nos combates glorificava o Estado.

Referências Bibliográficas

KRASTANOV, Stephan e CORRÊA Rubens. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Gr%C3%A9cia_Antiga

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teseu

https://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/teseu.htm

https://www.eusemfronteiras.com.br/o-mito-de-teseu-e-minotauro-mais-que-uma-historia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com