TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teseu: O carro embarcado

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

      Teseu: o carro embarcado

Nome do autor, Nome do Orientador

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete

Engenharia de Controle e Automação


Resumo -  Este artigo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e implantação do Teseu, o robô-carro, usando os conceitos da automação e programação do curso de Engenharia de Computação. Para seu funcionamento serão utilizados vários componentes eletrônicos. que serão interligados no arduino no qual será programado na Linguagem C, ao receber os sinais elétricos o mesmo vai interpretar e executar a melhor tarefa pré-estabelecida              .

Palavras Chave – O autor deve fornecer até 10 palavras-chave (em ordem alfabética) para ajudar a identificar os tópicos principais do artigo.

  1. Siglas

u

  1. Introdução

O projeto consiste em um sistema autônomo capaz de se locomover com o auxílio de sensores e motores elétricos por um labirinto, de forma que não haja colisões até sua saída. Seu algoritmo baseia-se na “Regra da Mão Direita” o qual é usada desde a Idade Média para auxiliar exploradores de labirintos, catacumbas e cavernas.

  1. Objetivos

O objetivo do projeto consiste em  desenvolver um robô autônomo e que será capaz de encontrar uma saída de um labirinto. Tem a capacidade de desviar-se de obstáculos, usando o método da “Mão Direita”.  

[pic 2]

  1. Materiais e Métodos

O Teseu é composto pelos seguintes componentes: Para o corpo do texto utilize espaço simples, formato de duas colunas, em papel 21,0 × 29,7 centímetros. Defina as margens superior e inferior para 16.9 milímetros e margens esquerda e direita para 16.9 milímetros. Não viole margens, ou seja, texto, tabelas, figuras e equações não podem se estender para as margens. A largura da coluna é 88,9 milímetros. O espaço entre as duas colunas é de 4,2 milímetros. Recuo de parágrafo é de 4,2 milímetros. O texto deve ser justificado. Use duas linhas de espaço entre as seções, e entre texto e tabelas ou figuras.

  1. Tipos de Fontes e Tamanhos

Use fonte Times New Roman em todo o artigo. A tabela I lista os tamanhos estilos de cada situação e apresenta exemplos de uso apropriado em cada caso. Observe abaixo como colocar legenda em tabelas. Utilize fonte Times New Roman, tamanho 8, centralizado, com efeito versalete. Lembrando que todas as figuras, tabelas, fórmulas, etc., devem ser citadas no texto.

Tabela I

exemplos de  estilos  e tamanhos  de fonte utilizados para formatação do artigo

[pic 3]

  1. Títulos das Seções

Um título de seção primária é numerado por um algarismo romano seguido por um ponto e é centrado acima do texto.

Um título de seção secundária é numerado por uma letra maiúscula seguida por um ponto e está alinhado à esquerda acima da seção. A primeira letra de cada palavra deve ser colocada em maiúscula. Coloque em itálico.

Um título de seção terciária é enumerado por um algarismo arábico, recuado e seguido por dois pontos. A primeira letra de cada palavra deve ser colocada em maiúscula. Coloque o título em itálico.

Um título de seção quaternária raramente é necessário, mas é aceitável, se necessário. Ele é enumerado por uma letra minúscula, recuado e seguido por dois pontos. Apenas a primeira letra do título é colocada em maiúscula. Coloque o título em itálico.

  1. Figuras e Tabelas

Nos rótulos de figuras, utilize palavras em vez de símbolos. Como exemplo, escreva "Magnetização", e não apenas "M." Coloque as unidades entre parênteses. Não coloque somente unidades na legenda. Veja exemplo da fig. 1, onde está escrito "Magnetização (kA / m)" ou "Magnetização (kA • m-1)", não apenas "kA / m." Não rotule eixos com uma proporção de quantidades e unidades. Por exemplo, escrever "Temperatura (K)," não "Temperatura / K." Rótulos devem ser legíveis, com tamanho de 8 a 10.

Figuras e tabelas grandes podem ocupar ambas as colunas do artigo, mas não pode se estender para além das margens da página. As legendas das figuras devem estar abaixo das figuras. As legendas das tabelas devem estar acima das tabelas. Não coloque legendas em "caixas de texto" ligadas às figuras. Não coloque bordas em torno das figuras.

[pic 4]

Fig. 1.  Magnetização em função do campo aplicado. [ref]

Note que, na legenda da figura, a palavra "Fig." é abreviada e há um ponto após o número da figura, seguido por dois espaços. Se a figura foi tirada de algum lugar, deve-se indicar a referência. Se a figura é de autoria própria não é necessário referenciar.

Todas as figuras e tabelas devem estar perto do texto que se referem a ela, mas não antes de onde são mencionadas pela primeira vez. Para citar a figura 1, por exemplo, utilize "fig. 1".

  1. Citações Bibliográficas

Numere as citações de referência consecutivamente entre colchetes [1]. A pontuação é colocada depois dos colchetes [2]. Referências múltiplas [2], [3] são numeradas com colchetes separados. Refira-se simplesmente ao número de referência, ex.: como em [3]. Não use "Ref. [3]." Ou "referência [3]".

Numere as notas de rodapé separadamente. A identificação das notas deve ser feita com números sobrescritos. Coloque a nota de rodapé na parte inferior da coluna em que é citada. Não coloque notas de rodapé na lista de referência. Utilize fonte tamanho 8 para notas de rodapé.

Verifique se todas as figuras e tabelas estão numeradas corretamente. Use algarismos arábicos para as figuras e numerais romanos para tabelas.

Figuras e tabelas de apêndice devem ser numeradas consecutivamente com as figuras e tabelas na ordem em aparecem no artigo.  Eles não devem ter numeração própria.

  1. Unidades

Utilize o Sistema Internacional de Unidades (Systeme Internationale d'une ou Unidades SI).

  1. Siglas e Abreviaturas

Defina as abreviaturas e siglas menos comuns na primeira vez que elas são usadas no texto, mesmo depois de terem sido definidas no resumo. Abreviaturas conhecidas como o IEEE, IETF não precisam ser definidas. Não use abreviações no título a menos que elas sejam inevitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (540.8 Kb)   docx (252 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com