TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo dos Mitos: Édipo, Narciso e Minotauro com moral da história de Édipo e Narciso.

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

CAMPUS ANTÔNIO RODRIGUES COELHO

CURSO DE PSICOLOGIA

DEBORAH GUALBERTO DE SOUZA BARBOSA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: FILOSOFIA E SAÚDE

Governador Valadares

2017

DEBORAH GUALBERTO DE SOUZA BARBOSA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: FILOSOFIA E SAÚDE

Resumo dos mitos gregos:

Minotauro, Édipo e Narciso

com moral da história de

Narciso e Édipo

Governador Valadares

2017

O Minotauro

Havia um homem chamado Minos que vivia na ilha de Creta. O sonho dele era ser rei e, então, fez esse pedido à Poseidon, o deus dos mares. Poseidon lhe ofereceu um touro para ser sacrificado, realizando assim, o desejo de Minos. Porém, o mesmo não aceitou a ideia por achar o touro muito lindo.

Destarte, Poseidon se enfureceu e fez com que Pasífae, mulher de Minos, se apaixonasse perdidamente pelo touro e, dessa união, nasceu o Minotauro.

Com desprezo pelo “filho” de sua esposa, Minos mandou construir um labirinto abaixo de seu castelo para prender a criatura. Qualquer pessoa que chegasse ao labirinto, o Minotauro atacava-o e o matava. Nisso, surgiu um jovem chamado Teseu, muito corajoso, que decidiu enfrenta-lo.

Ao chegar ao palácio, Teseu se apaixonou por uma das filhas de Minos, Ariadne, que correspondendo à sua paixão, lhe deu uma espada mágica e um novelo de lã para que ele pudesse encontrar o caminho de volta.

Quando Teseu avistou a criatura atacando um dos atenienses, lhe deu um golpe e o matou. Logo após, Teseu voltou através do novelo de lã e foi encontrar sua amada.

Édipo

Laio e Jocasta estavam esperando um bebê que se chamaria Édipo. Consultando o Oráculo de Delfos, eles descobriram que seu filho fora amaldiçoado e que mataria o pai para se casar com sua própria mãe.

Ao nascer Édipo, Laio o abandonou no monte Citerão, pregando um prego em cada pé do menino a fim de mata-lo.

Édipo cresceu sem saber quem era seus pais e, certo dia, consultou o Oráculo por um acaso, obtendo assim, a mesma resposta que fora dada à Laio, seu pai. No caminho, Édipo avistou um homem vindo em sua direção e, pensando estar ameaçado, o matou sem saber que era seu pai.

Logo após, Édipo voltou à sua cidade natal e se apaixonou pela esposa do falecido rei Laio, casando-se com ela.

A Esfinge lançou um desafio que nenhum homem conseguia desvendar e muitos morriam por isso. Édipo se encorajou a descobrir o enigma, e a Esfinge lhe fez esta pergunta: “Qual é o animal que de manhã tem quatro patas, ao meio-dia tem duas e à noite tem três?” Com essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com