TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de filosofia

Seminário: O conceito de filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? Que sentidos ou direções elas indicam?

Antes de darmos início aos questionamentos à cima, vamos falar um pouco do que fazer um breve relato sobre a filosofia e o seu significado.

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria".

O conceito de Filosofia, bem como sua origem, concepções e sua história estão resumidos na Wikipédia, a enciclopédia livre:

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.[1] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia(σοφία). A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

A filosofia é intima à condição humana, não é um conhecimento, mas uma postura natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.

A filosofia foca questões da existência humana baseada na razão. Assim, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.

Muitas são as concepções da filosofia e algumas delas estão presentes nas práticas humanas e principalmente nas práticas sociais, como: “política, cidadania, saúde, trabalho e educação”.

Assim, política, cidadania, saúde, trabalho e educação são percebidos como práticas sociais que fazem parte do modo de produção da existência humana, necessitando ser abordados historicamente como fenômenos constituintes – produtores, reprodutores ou transformadores das relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com