TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O debate sobre o aborto

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo elaborar um Projeto de Pesquisa que será apresentado a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Filosofia – do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT – Campus Cuiabá, que será julgado pela Comissão de Seleção do Curso de Mestrado em Filosofia, sendo como requisito básico para candidatura à vaga para turma ingressante em 2017 para o Curso de Mestrado em Filosofia. Que tem também como possíveis orientadores: prof. Dr Tiegue Rodrigues Vieira. Bernardo Alonso e Gabriel entre outros.

Trata-se de um Projeto de Pesquisa, que tem como pretensão chamar atenção sobre um assunto que divide opiniões no campo ético: o aborto.

Sabemos que esse tema é delicado. O aborto existe desde a antiguidade até os dias atuais, e pode acontecer em qualquer família. É por sua relevância social que esse tema foi escolhido, além de ser um assunto importante no campo Ético e Filosófico. Dessa forma, primeiro descreveremos algumas definições importantes a respeito do tema, e a partir daí iremos explorar seus aspectos éticos.

Nessa análise, discorremos sob uma discussão ética e filosófica sobre o assunto proposto, e buscaremos chamar atenção sobre esse tema que é ao mesmo tempo tão antigo e tão atual, e que é divisor de opiniões e ideias no campo ético.

Esse projeto partirá do pressuposto mais comum, que é versar sobre um assunto específico através da perspectiva de um autor, que nesse caso é o filósofo Peter Singer. Entretanto, devemos considerar com prudência o tempo de que se dispõe para realização deste trabalho, delimitando bem o tema a ser pesquisado.

Devemos nos lembrar de que estamos num curso de Filosofia, e não de Teologia ou Direito, logo, essa discussão não se tratará de religião ou questões jurídicas, mas será realizada apenas no campo ético e filosófico.  

Segundo Singer (1993), a Filosofia é uma atividade viva, caracterizada pelo estudo minucioso dos problemas, e pela tentativa de produzir respostas convincentes alicerçadas em argumentos sólidos. Então, este tema foi escolhido por ser um assunto moderno que está inserido na Política, na Ética e na Filosofia. O conteúdo bibliográfico encontra-se em revistas especializadas, artigos de jornais, diversos livros, etc., e, especialmente, na obra “Practical Ethics” (1979, segunda edição em 1993), em português, “Ética Prática” de Peter Singer, tradução de Álvaro Augusto Fernandes, revisão do texto de Manuel Joaquim Vieira.

Peter Singer, filósofo e professor de bioética na Universidade de Princeton, vegetariano há 35 anos, é um dos mais polêmicos pensadores da área. Segundo Singer sua filosofia é muito simples: “Evitar o sofrimento ao máximo, para seres humanos e animais”. Singer é a favor do aborto, e condena que se mate animais para comer. Australiano, o filósofo investiga a ética e a moralidade dessa mesma perspectiva. Para Singer, toda teoria moral tem de fornecer alguma explicação plausível para os fenômenos morais.

Singer (1993) diz que são os desacordos éticos, e não os factuais, que determinam as posições que as pessoas tomam, e que a contribuição potencial dos filósofos para a discussão dessas questões é considerável.

Portanto, o debate a respeito da possível descriminalização do aborto traz diversas questões que podem ser analisadas sob o ponto de vista filosófico. Investigaremos também algumas questões que acirram esse debate, explicitando o ponto de vista dos que são contra o aborto, os conservadores, e os que são a favor do aborto, os liberais. Conceituaremos o aborto no ponto de vista ético e filosófico de Peter Singer, e estudaremos os pontos considerados mais relevantes do tema de acordo com o autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com