TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filósofo grego Aristóteles

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO.

                   O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira.

De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou à civilização ocidental.

                   Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve-se muito ao filósofo. Influência que fez nascer recentemente o termo “FILOSOFIA OCIDENTAL”, usado para caracterizar a importância do pensamento filosófico de Aristóteles na construção das ideias desta civilização  começando com a filosofia grega, na Grécia Antiga, e, eventualmente, cobrindo uma grande área do globo.

                  Foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica, e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século XVII.

                  Em 343 a.C., foi chamado por Felipe II, da Macedônia, para educar seu filho, Alexandre, ensinando ao príncipe suas sábias teorias, o que faria dele mais tarde  Alexandre o “Grande”.

                   De volta a Atenas, Aristóteles fundou a própria escola, o Liceu, desenvolvendo uma obra marcadamente antiplatônica.

Onde além de cursos técnicos e retoricas, ministrava aulas publicas para o povo em geral.

                  Depois da morte de Alexandre, Aristóteles passou a ser perseguido por ter colaborado na educação do imperador macedônio. Refugiou-se em Cálcis, onde morreu em 322 a.C., deixando para a humanidade todo um legado de riquíssimas obras voltadas á educação, politica, sociedade, ética, dentre tantas outras não menos importantes.

  1. BIOGRAFIA.  

                   Aristóteles (384–322 a.C) foi um grande pensador filósofo. Aos 17 anos mudou-se para Atenas, e passou a estudar na Academia do filosofo Platão, onde se tornou o discípulo predileto do mestre, que afirmava: _ “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles”.

                   Aristóteles nasceu em Estágira, na Macedônia, antiga região da Grécia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas III. Teve sólida formação em Ciências Naturais.

                  Ele era um brilhante aluno e escreveu uma série de obras, nas quais aprofundava as doutrinas de seu mestre Platão. Em suas pesquisas procurou explicar com o raciocínio todos os fenômenos do Universo. Sua filosofia abrange a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política).

                  Depois de vinte anos que Aristóteles fazia parte da Academia, em 347 a.C Platão vêm a falecer, e já que ele era um dos mais importantes filósofos da Academia, pensou que seria seu sucessor, mas foi rejeitado por ser considerado estrangeiro.

                  Decepcionado, deixou a Academia e partiu para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu colega, filósofo e político Hermias. Casa-se com Pítia, filha adotiva de Hermias. Porém Hermias é morto pelos persas, e então Aristóteles vai para Mitilene, e após o falecimento de Pítias, casa-se com Hérpilis, com quem teve um filho chamado Nicômaco, a quem dedicou posteriormente o livro “Ética a Nicômaco”.

                   Aristóteles volta para a Macedônia em 343 a.C e recebe a missão de educar Alexandre, filho de Felipe ll. O rei tinha como objetivo que o filho se tornasse um grande filósofo. Porém, Aristóteles, ficou nessa função de educador apenas dois anos, devido ao assassinato de rei, Alexandre teve que assumir o trono, com apenas 20 anos.

                   Sem função em Macedônia, Aristóteles volta para Atenas, acompanhado de Teofrasto, outro homem notável pelo saber, onde fundou sua própria escola, chamada Liceu, em 334 a.C. Em pouco mais de dez anos de atividades, Aristóteles fez de sua escola um dos centros mais adiantados de estudos, em que os mestres se distribuíam por especialidades, inclusive ciências positivas.

                   Falecido Alexandre, em 323 a.C., com apenas 13 anos de reinado, Aristóteles passou a ser perseguido politicamente pelos anti-macedônicos. Ele retirou-se de Atenas, deixando o Liceu sob direção de Teofrasto. Refugiou-se em Cábeis, onde morreu no verão de 322 a. C., aos 62 anos, de câncer estomacal.

3  PRINCIPAIS IDEIAS DEIXADAS PELAS OBRAS DE ARISTÓTELES.

                   A simples extensão da obra de Aristóteles é assombrosa se comparada ao pouco tempo de vida do filósofo. As disciplinas e termos que utilizou, permanece até hoje: ética, lógica, metafísica, meteorologia, física, economia, poética e psicologia. Há mais de 2000 anos sua influência sobre o pensamento europeu tem sido profunda.

                   Aristóteles desconfiava das ideias de Platão com respeito ao mundo dos sentidos, desse modo, Aristóteles afirmava que o conhecimento era resultado da experiência, restringindo-se ao que pode ser apreendido através dos sentidos ou da análise observativa e descritiva acerca dos conteúdos contidos na sua própria mente.Para ele o conhecimento deve se fundar no que podemos experimentar, o que demonstra com clareza sua objeção sobre algumas ideias de Platão.

                   Aristóteles nos vê fundamentalmente como seres sociais, e o governo uma instituição para nos ajudar a alcançar uma boa vida na sociedade. Como seu papel é facilitar e não impor, ele rejeita a ideia do Estado de Platão governado por filósofos, julgando a democracia mais apta a alcançar essa meta. Toda a sua filosofia consiste numa observação minuciosa da natureza, da sociedade e dos indivíduos, organizando de uma forma verdadeiramente positiva as ideias que ele mesmo repassaria aos seus alunos.

                   A sua ideia fundamental era a de tudo classificar, dividindo as coisas segundo a sua semelhança ou diferença, obedecendo a um conjunto de perguntas muito simples: Como é esta coisa? (o género). O que é que a difere das outras que lhe são semelhantes? (a diferença). A partir daqui começava a hierarquizar todas as coisas, de uma forma tão ordenada que até então nunca ninguém conseguira fazer. Aristóteles escreveu um grande número de obras para o público não iniciado na filosofia, sob a forma de diálogos. Contudo nenhum chegou até nós. As únicas "obras" que sobreviveram são constituídas pelos seus apontamentos que escreveu para as suas aulas no Liceu. E as demais obras, podemos agrupá-los da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com