TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles

Ensaio: O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  Ensaio  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 12

I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas as transformações.

II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas.

III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado.

IV. As indagações dos filósofos daquele tempo eram incipientes e pouco contribuíram para a ciência. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles é que deve ser considerado para obter conhecimentos sobre os fenômenos da natureza.

A sequencia correta é:

a) As assertivas I, II e IV estão corretas.

b) As assertivas I, II e III estão corretas.

c) Apenas a assertiva III está correta.

d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

12. A partir do enunciado, indique a afirmação correta.

Os filósofos pré-socráticos tinham como objetivo a busca do princípio único, o arché de todas as coisas. As suas especulações voltavam-se para o Universo e o Cosmo. Posteriormente Sócrates passou a inquirir sobre o próprio homem, no sentido de compreender o seu íntimo e a natureza de suas ações. O conhece-te a ti mesmo ou a autoconsciência do homem é o seu método de estudo. Depois disso, os filósofos nunca mais pararam de questionar sobre o homem e sua função na sociedade.

a) O conhece-te a ti mesmo de Sócrates constitui-se em uma abstração filosófica também ensinada pelos sofistas para determinar que o homem oriente-se por normas absoluta sobre o que é certo e o que é errado.

b) A afirmação está parcialmente correta, porque os estudos filosóficos iniciais voltavam-se para a compreensão de Deus e da natureza das coisas, ou seja, o pensar, o agir, o ser.

c) O texto deixa transparecer que a filosofia socrática prendia-se ao teocentrismo para explicar o fenômeno humano a partir da existência de Deus.

d) Da afirmação pode-se inferir que a Filosofia, a partir, de Sócrates, tornou-se antropocêntrica.

13. Leia o texto e assinale a alternativa correta.

Um conjunto das leis do pensamento, isto é, os princípios, as formas e as estruturas necessárias para pensar, as categorias, as ideias podem ser compreendidas como:

a) Raciocínio e modo de organizar o pensamento.

b) Mecanismos da mente para chegar à verdade.

c) Razão subjetiva.

d) Razão objetiva.

14. Leia o enunciado e assinale a afirmação correta.

Aristóteles foi o primeiro filósofo a fazer um estudo dos conceitos para descobrir as propriedades que eles têm quando produzidos pela nossa mente, como podem ser unidos e separados, divididos e definidos, e como é possível tirar conceitos novos de conceitos conhecidos anteriormente.( Battista Mondin. "Curso de filosofia". Paulus, p. 83)

a) O texto deixa explícito que se trata dos estudos sistemáticos de Aristóteles conhecidos como lógica.

b) O texto permite compreender que se refere ao silogismo de Aristóteles, constituído por três proposições: As duas primeiras denominam-se premissas e a terceira conclusão. Por exemplo: todas as baleias são mamíferos. Alguns animais são baleias. Logo, alguns animais são mamíferos.

c) A leitura do enunciado confirma que Aristóteles foi o grande organizador da natureza por meio dos estudos relacionados às quatro causas fundamentais das quais se ocupa a metafísica: material, formal, eficiente e final.

d) Do texto se infere que o autor aborda uma das formas de raciocínio denominada indução.

15. A partir do enunciado, indique a afirmação correta.

O homem possui uma dinâmica própria, que tende à verdade (inteligência), ao agir (vontade) e ao amor (amorosidade). E tende livremente, responsavelmente. O ser humano faz-se a si mesmo, enquanto as outras naturezas seguem o seu padrão predeterminado. A liberdade, porém, não implica anarquia nem desordem. Implica que o ser humano se autogoverna e busca ordem - isto é, a felicidade - livremente.

(Félix Ruiz Alonso et all. -Curso de ética em administração-. Atlas, p. 72)

I. O autor enfatiza destaca princípios e normas ligados à ética.

II. O texto trata especificamente da ética natural.

III. O enunciado trata apenas da busca da felicidade e da realização humana, de modo livre e responsável.

IV. Afirmar que o homem se autogoverna e busca ordem parece contraditório, uma vez que a tendência do ser humano é ser orientado, dirigido por seus superiores hierárquicos, autoridades e leis, por exemplo.

A sequencia correta é:

a) As assertivas I e II estão corretas.

b) As assertivas I, IIII e IV estão corretas.

c) As assertivas II, III e IV estão corretas.

d) Somente a assertiva IV está correta.

16. Leia o enunciado apresentado a seguir e identifique a afirmação correta.

O estudo do belo propõe observar a ordem e a simetria de tudo o que pode ser percebido pelos sentidos objetivos. Foi Alexander Gottlieb Baumgarten, filósofo alemão nascido em Berlim que realizou estudos a partir de 1750 sobre uma ciência da sensibilidade e do belo. Immanuel Kant utilizou seus livros como texto de aulas com base nos quais desenvolveu estudos sobre a questão das sensações e do gosto. David Hume também utilizou os mesmos estudos, a partir dos quais o gosto passou a ser compreendido como um responsável por discernir a beleza, dentro e fora de um objeto artístico. Os filósofos Hegel e Schelling igualmente incorporaram e aperfeiçoaram esses estudos utilizados em Filosofia da Arte.

I. O estudo do belo refere-se à estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com