TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nascimento da lógica

Projeto de pesquisa: O nascimento da lógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1 – Nascimento da Lógica:

1. O que é significado no uso cotidiano que fazemos das palavras lógica e lógico? Que noções estão pressupostas nesse uso?

Quando dizemos as palavras“lógica” e “lógico” no nosso cotidiano estamos nos referindo a algo que achamos claro, obvio, algo que não há dúvidas.

Ao usarmos as palavras lógico e lógica estamos participando de uma tradição de pensamentoque se origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento-conhecimento – conduziu os filósofos a indagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ounão normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas questões chama-se lógica.

2. Qual foi o conflito entre a Filosofia de Heráclito ea de Parmênides?

O conflito de Heráclito e Parmênides era sobre a origem, transformação e desaparecimento dos seres.

Heráclito dizia que o mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a simesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. O pensamento sabe que nada permanece o mesmo, tudo se torna contrário de si mesmo. O lógos é a mudança de todas as coisas, os conflitos entre elas, e acontradição.

Parmênides afirmava que o ser é logos por que sempre é idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível.

3. Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito eParmênides suscitaram o aparecimento da Lógica?

O conflito gerado entre Heráclito e Parmênides tornou-se um problema para a Filosofia Grega que queria provar solução que provasse que a mudança e oscontrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo , que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe, é verdade e pode ser pensada. Foi a partir da busca dessa solução quesurgiu a lógica e a metafísica.

4. O que é a dialética platônica? A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos.

A prática da dialética surgiu na Grécia antiga, no entanto, há controvérsias a respeito do seu fundador. Aristóteles considerava a Zenôn como tal, já outros defendem que Sócrates foi o verdadeiro fundador da dialética por usar de um método discursivo para propagar suas idéias.

5. O que é a analítica ou lógica aristotética? A lógica aristotélica é o estudo formal mais moderno da lógica na atualidade, desenvolvido pelo filósofo gregoAristóteles, na Antiguidade. Compreende o maior desenvolvimento de teoria lógica, que foi respeitado durante séculos:Kant, que estava dez vezes mais distante de Aristóteles do que nós, assegurou que nada de significante foi adicionado a lógica de Aristóteles durante dois milênios.

No último século a reputação de Aristóteles teve duas grandes reviravoltas. O nascimento da chamada lógica moderna, através do trabalho de Gottlob Frege e Bertrand Russell, trouxeram a tona sérias limitações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com