TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O nome da Rosa

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

O filme ocorre na Itália por volta de 1327, nesta época o cristianismo dominava toda Europa mas vinha perdendo forças para outras religiões do oriente, porém toda a vida social era determinada pela igreja católica. Os livros cristãos e pagãos eram conservados em bibliotecas das igrejas e dos monastérios, todos escritos a mãos na maioria por monges e em latim língua quase que exclusiva dos clérigos.

Monges viviam em regime de reclusão ou semi-reclusão, ficavam a quem da sociedade, com estilo de vida próprio dedicavam-se a agricultura de além da literatura entre orações e tarefas diárias. E foi este estilo de vida que Adso de Melk, aprendiz de William de Barkerville, um dos mais respeitados porem polêmicos monges da ordem dos beneditinos.

Embora seu dever era de acompanhar Adso, William tinha interesse era no falecimento do monge Adelmo de Otranto, cuja morte tinha causa desconhecida. Outras duas mortes da mesma causa ocorreram com Venancia um tradutor da língua grega, e Berengar assistente bibliotecário.

Por meio de suas investigações e com auxilio de seus aprendiz William descobre que os monges morreram após entrar em contato com um livro com páginas envenenadas, truque este para fazer os leitores do livro não compartilhassem o que alí estava contido.

Livro de autoria de ninguém menos que Aristótoles, abordando questões diretamente relacionadas as indiscutibilidades da fé, esta obra era uma tentativa de formalizar a religião misturando aspectos filosóficos com fundamentos da teologia católica. Este livro por questionar alguns fundamentos, e a hierarquia atual, era considerado uma heresia pela liderança da igreja católica.

Um rigoroso regime de obediência e disciplina era mantido a fim de executar os serviços de Deus, e para fazer cumprir o regina a igreja criou a "Santa Inquisição", que tinha o poder e dever de manter "puras" as leis e ensimanetos dos mesmos e para isso puniam os hereges entre penitencias, castigos ou mesmo a morte.

Assim que o alto clero papal soube das mortes que ocorreram no mosteiro enviaram um dos melhores inquisidores Bernardo Gui para localizar e condenar os culpados como existe uma rincha entre ele e o Willian torna o principal suspeito.

Já fora do monastério é possível ver a pobreza da classe que era considerada inferior e por isso mesmo ficavam a baixo da colina por serem considerados inferiores, eram escravizados física e sexualmente trocando alimento por prazeres aos monges que ficavam no topo da colina terreno divino uma boa exemplificação do sistema feudal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com