TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é metafísica?

Tese: O que é metafísica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a metafísica?

Earl Conee

Universidade de Rochester, EUA

Tradução de Vítor Guerreiro

Introdução

A biologia é acerca da vida e a história da arte é acerca da história da arte. Da mesma maneira, a metafísica é acerca da metafísica. Mas o que é isso? Podemos identificar o objecto de estudo de uma maneira mais informativa? Nos capítulos anteriores ponderámos nove tópicos metafísicos principais e várias questões metafísicas relacionadas. O que faz estes tópicos e questões serem metafísicos? Consideremos algumas tentativas de resposta.

Ser enquanto ser

Uma resposta vem da Metafísica de Aristóteles. Naquele livro há uma área de investigação a que Aristóteles chama "filosofia primeira". Esta área parece similar à nossa metafísica. Aristóteles diz-nos que a filosofia primeira é a ciência do ser enquanto ser. Será isso a metafísica?

Bem, primeiro temos de descobrir o que se entende por "a ciência do ser enquanto ser". Para começar, o termo "ciência" significa aqui conhecimento teórico. É optimista considerar seja o que for como conhecimento metafísico. Como vimos, na metafísica reina a controvérsia. As conclusões estabelecidas são bastante raras (quando muito!). Felizmente, este optimismo acerca do conhecimento é inofensivo para o que nos interessa. Podemos ter de adquirir conhecimento metafísico de modo a completar uma investigação metafísica. Mas agora não estamos a tentar ver o que seria completar uma investigação metafísica. Estamos apenas a tentar identificar o objecto de estudo característico da metafísica. Quer tenhamos ou não conhecimento de quaisquer factos metafísicos, perguntamos agora apenas o que faz alguns factos serem metafísicos.

Ao responder a esta questão do objecto de estudo, a nossa resposta inicial de Aristóteles dá-nos a expressão: "ser enquanto ser". Eis uma interpretação disso: O primeiro "ser" da expressão identifica o tópico como sendo a existência. O "enquanto ser" acrescenta que o foco da metafísica é a existência em geral. Não se trata da existência dos peixes ou da existência de coisas no século XXI. Trata-se da natureza geral da existência. Portanto, se a "filosofia primeira" de Aristóteles for metafísica, então temos a proposta de que o objecto de estudo da metafísica é a própria existência. A metafísica não é acerca de quaisquer coisas que existam, nem da sua existência sob certas condições limitadas. É apenas acerca da existência.

A natureza da existência é definitivamente um tópico metafísico, e ainda por cima difícil. É um desafio afirmar seja o que for de informativo acerca do que é existir. Uma controvérsia metafísica acerca da existência tem a ver com a questão de a existência ser ou não uma propriedade. Para ver o que está em causa, imagine-se um balão que não existe. Imagine apenas um qualquer balão possível de que goste. Feito? Certo, agora imagine esse mesmo balão, mas tente adicionar a existência às propriedades que imagina que o balão tem. O que acrescentou? Nada! A existência não parece ser uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com