TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ser um aprendiz\ maçom

Por:   •  10/5/2019  •  Dissertação  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

O que é ser Aprendiz Maçom

Ao aceitar o convite de um maçom para iniciar a caminhada nos Augustos Mistérios, o profano passará por um processo de aprovação na ordem. Após ser aceito em votação pelos membros da loja em uma sessão maçônica, será feita sua iniciação.

A caminhada de um aprendiz maçom então se inicia com o despojamento dos metais e seus olhos vendados, peito desnudo, um dos pés descalço e encaminhado à câmara de reflexões, onde foi encaminhado pelo Primeiro Experto . Ao entrar lhe é retirado a venda, e na penumbra, inicia sua meditação e faz um processo de auto-avaliação e redige seu testamento, consequência lógica deste processo simbólico de morte e renascimento, constitui na verdade o “Testamento filosófico” do profano prestes a nascer para uma nova vida. O Candidato permanece nesta Câmara que simboliza o elemento terra, de onde viemos e para a qual teremos de voltar.

As ferramentas de um aprendiz maçom são o maço, o cinzel e a régua de 24’’. O trabalho de um aprendiz maçom é desbastar sua pedra bruta, aparando suas arestas e imperfeições, afastando-se dos vícios, vencendo suas paixões e medos, construindo templos a virtude e cavando masmorras ao vício.

A linguagem, sempre empregada nas Lojas Maçônicas, diz que o Aprendiz Maçom é uma pedra bruta que deve talhar-se a si mesmo para se tornar uma pedra cúbica. É o início da sua jornada Maçônica.

As principais qualidades de um aprendiz maçom são, ser livre e de bons costumes. Ele reúne-se em loja para aprender a vencer as suas paixões a submeter as suas vontades e fazer novos progressos na maçonaria.

A primeira máxima lembra que o maçom deve estar sempre pronto a acolher um pedido baseado na Justiça; a segunda, que ele deve usar da maior perseverança na busca pela Verdade para conseguir encontrá-la, e a terceira, que o seu coração deve estar sempre aberto aos Irmãos que peçam.

O Aprendiz possui três anos. Segundo Ragon, isso teria relação com os Antigos Mistérios, aos quais os Aprendizes só eram admitidos três anos após a apresentação. Segundo Vassal,** tal frase encontraria a sua origem nos Mistérios Egípcios, nos quais o iniciado no primeiro Grau corresponderia ao nosso Aprendiz, ficaria três anos afastado do mundo profano.

Ser Aprendiz é antes de tudo estar enquadrado nos objetivos da Ordem, estar disposto a se dedicar a Ordem, aos seus membros os Irmãos e as suas famílias assim como a toda comunidade, ser um exemplo aos não maçons, ser reconhecido como Maçom não pelos símbolos que ostenta, mas pelo exemplo que passa com sua conduta.

O Aprendiz, apenas observa; mais tarde, aplica o que observou ao estudo, que é a aplicação do seu conhecimento incipiente, para enriquecê-lo.

O aprendiz tem que saber ouvir e refletir, prestar atenção em tudo o que os irmãos estão passando para ele. O Silêncio é importantíssimo para podermos observar, ouvir, meditar e absorver.

Manly P. Hall, escritor maçom: “O aprendiz maçom precisa embelezar seu Templo. Ele precisa construir dentro dele, por suas ações, pelo poder de suas mãos e da ferramentas de seu ofício, certas qualidades que tornem possível sua iniciação nos graus mais elevados da Loja Espiritual.”

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com