TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OArtigo sobre Doenças Mentais

Por:   •  31/3/2021  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

O mal do século 21

O índice de pessoas depressivas vem crescendo cada vez mais. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofrem de depressão. Ou seja, quase 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, tornando o Brasil o país mais deprimido da América Latina. Em geral, atinge 300 milhões de pessoas no mundo.

A depressão é o grande mal do século, principalmente entre os jovens. É uma doença caracterizada por ser uma tristeza sem fim, mas não é só isso. Interfere no sono, no humor, causa perda de apetite e nos piores casos, perde-se a vontade de viver.

Ainda existem muitas pesquisas para descobrir o que causa a depressão, especialistas afirmam que pode acontecer devido a fatores genéticos e disfunções bioquímicas no cérebro.

Apesar de não existir uma faixa etária específica para obter a doença, pois pode acontecer com qualquer pessoa, o grupo social mais afetado são os jovens, como já foi citado. Isso acontece devido à adolescência ser uma fase crítica e de muitas mudanças.

É fato que doenças mentais não são bem compreendidas pela sociedade. Muitas pessoas acreditam que a depressão acontece devido à falta de fé religiosa, ou então acham que é uma frescura e não entendem a seriedade da doença. Nos casos mais graves, pode levar ao suicídio. A OMS estima que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. O Brasil é um dos países com maior índice de suicídios, e um dos principais fatores é a depressão.

Apesar de existir tratamentos eficazes, menos da metade das pessoas afetadas pela depressão no mundo o recebem. Os motivos incluem a falta de recursos, falta de profissionais adequados e o famoso tabu que a sociedade tem contra transtornos mentais.

Precisamos entender que a depressão não é frescura, não se cura sozinha e não é uma fase. Seguir com essa opinião só atrapalha quem está nessa situação. Devemos tratar a doença com total seriedade e ficar atento (a) às pessoas próximas, pois muitas não conseguem pedir ajuda, mas precisam.

Portanto, é necessário conscientizar a sociedade sobre a depressão. Enquanto não se falar sobre, será difícil lidar com ela. Campanhas destacando que é uma doença como qualquer outra e que está tudo bem em procurar ajuda, devem ser feitas em todos os meios de comunicação. O primeiro passo para obter auxílio é falar com alguém. A partir daí, o próximo passo é procurar profissionais da área da saúde mental e iniciar um tratamento. O Estado deve ter a total responsabilidade em disponibilizar o mesmo de forma gratuita para os que não têm condições. Com a colaboração de todos, podemos encontrar uma solução para essa doença tão complexa.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com