TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ARTIGOS PRELIMINARES PARA A PAZ PERPÉTUA ENTRE OS ESTADOS

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 21

Índice

Introdução 3

I CAPITULO: VIDA, OBRAS E INFLUNÊCIAS DO AUTOR. 5

1.1. Vida 5

1.2.1. Escritos Pré - críticos 5

1.2.2. Escritos Críticos 5

1.3. Influências 6

II CAPITULO: OS ARTIGOS PRELIMINARES PARA A PAZ PERPÉTUA ENTRE OS ESTADOS 7

2.1. primeiro artigo preliminar para paz perpetua 7

2.1.1. Segundo artigo preliminar para paz perpetua 7

2.1.2. Terceiro artigo preliminar para paz perpetua 7

2.1.3. Quarto artigo preliminar para paz perpetua 8

2.1.4. Quinto artigo preliminar para paz perpetua 8

2.1.5 Sexto artigo preliminares preliminar para paz perpetua 8

III CAPITULO: SEGUNDA SECÇAO, ARTIGOS DEFINITIVOS PARA A PAZ PERPÉTUA ENTRE OS ESTADOS 9

3.1. Primeiro artigo definitivo para paz perpetua 9

3.2. Segundo artigo definitivo para paz perpétua 9

3.3. Terceiro artigo definitivo da paz perpétua 10

IV CAPITULO: OS SUPLEMENTOS E APENDECES DA GARANTIA DA PAZ PERPÉTUA. 11

4.1. Primeiro suplemento da garantia da paz perpétua 11

4.2. Segundo suplementa: artigo secreto para a paz perpétua 11

4.3. Apêndice Sobre o desacordo entre a moral e a política a propósito da paz perpétua 12

4.4. Apêndice da harmonia da política com a moral 12

V CAPITULO: O IMPACTO DO PENSAMENTO POLITICO DA PAZ PERTUA NA ACTUALIDADE EM ESPECIAL PARA MOCAMBIQUE. 13

Conclusao Erro! Marcador não definido.

Bibliografia 17

Introdução

O presente trabalho subordina-se ao tema: a paz perpétua de Emanuel Kant; trabalho este que é de grande pertinência, na medida em que com este tratado filosófico de Kant, vem introduzir uma ferramenta de bom censo no ceio dos lideres de vários países como a nossa pátria amada, a boa maneira de viver em paz e boa maneira de preservar esta mesma paz, de modo a ter uma paz efectiva ou perpétua como aponta o autor.

A época moderna é marcada pelo racionalismo como característica fundamental; sobretudo a razão humana é guia de todo pensamento. Deste modo, a questão política é reflectida e determinada em termos racionais e não interpretada em termos teológicos como terá acontecido na época medieval. A época moderna, o homem é artífice do regime político que lhe convém viver. Assim, no que tange a questão política, surgiram ideias que observam que o homem é incapaz de viver e sobreviver de forma isolada, dai sempre necessita de seus semelhantes.

O estado para todos filósofos modernos defende-se ter origem no pacto social sob forma de contracto onde os cidadãos renunciam alguns dos seus direitos e delega-os aos soberanos. Hobbes, é considerado o fundador do contratualismo moderno. Para ele, o homem nasce no estado natural que se encontra acorrentado de incessantes lutas de todos contra todos e que vive um constante medo. Porém, este homem passa para estado social onde cria pacto com outros homens e que delega os direitos de autoridade aos soberanos para lhe garantir a segurança social. Este é quase o fio de pensamento de todos os filósofos contratualistas modernos no que respeita a questão política.

Immanuel Kant, sendo filósofo moderno e por influência dos contratualistas não escapa desta ideologia, ele é um dos que olha o estado sob esta perspectiva contratualista. Para além das várias obras criticas que ele escreveu, na área política, escreveu a obra “À paz perpétua”que, se encontra entre as mais conhecidas das suas obras. Suas ideias sobre a filosofia da moral e da razão influenciaram a definição da palavra paz nos tempos modernos, e tornando-o um dos filósofos iluministas mais importantes.

Nisto, o trabalho tem como objectivo geral, o de levar os diferentes estados em processo de hostilidades para um estado de paz definitiva.

Assim o trabalho está organizado em cinco (5) capítulos: o primeiro capítulo fala da vida, as obras e influências de Immanuel Kant, o segundo capitulo fala dos artigos preliminares para a paz perpétua, o terceiro capitulo fala dos artigos definitivos da paz perpetua, o quarto capitulo fala dos suplementos da garantia da paz perpetua, o quinto capitulo traz o impacto do pensamento kantiano na actualidade e finalmente o trabalho traz a conclusão e as referencias bibliográficas, e para elaboração e concretização do trabalho foi graças a leitura e interpretação bibliográfica.

CAPITULO I: VIDA, OBRAS E INFLUNÊCIAS DO AUTOR.

1.1. Vida

Immanuel Kant nasceu no dia 22 de Abril de 1724 em Konigsberg, cidade da Prússia Oriental (hoje cidade chamada Kaliningrado e pertence a um território sob a soberania Russa). De uma modesta família de Artesãos, provavelmente de origem Escocesa. Seu pai João Jorge, era seleiro, e sua mãe Regina Reuter, era dona de casa.

Depois de mostrar muito trabalho na parte científica que levou a ser considerado por alguns pensadores como o maior filosofo moderno, faleceu em 1804 na sua cidade natal. (cfr. Reale et Antiseri, 2005: 348)

1.2. Obras

De acordo com ( Reale et Antiseri, 2005 : 350) A riquíssima produção de Kant divide-se em dois grandes grupos de escritos: os "pré - críticos" e os chamados "críticos", ou seja, aqueles em que Kant expõe sua filosofia "critica", já perfeitamente delineada e madura. A série dos escritos pré - críticos termina com a Dissertação de 1770, que marca com aquisição parcial daquele ponto de vista que, aprofundado nos anos seguintes, levará em 1781 a formulação perfeita do criticismo transcendental, que se desdobra depois em todos os seus aspectos nas obras posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com