TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Do Artigo (SUS, Política Pública De Estado: Seu Desenvolvimento Instituído E Instituíente E A Busca De Saídas

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Critica Do Artigo (SUS, Política Pública De Estado: Seu Desenvolvimento Instituído E Instituíente E A Busca De Saídas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  2.511 Visualizações

Em seu artigo “SUS, politica de estado: Seu desenvolvimento instituído r instituinte e a busca de saídas” o autor Nelson Rodrigues dos santos destaca a origemdo SUS e seu progresso, além de destacar também os devidos acontecimentos que esse surgimento trouxe para o país.

Obstáculos e consequências exigidos pela politica de estado sãoexpostos um a um no artigo podendo definir aí o ponto forte do artigo.

O avanço na área da saúde declarado no artigo também compõe o grupo dos pontos fortes.

Agora no artigo“Historia das Politicas de saúde no Brasil” são apresentados 4 períodos: Período Colonial, Primeira republica, o de 1960 a 1980 e enfim o da implantação do SUS.

Pode se dizer que o artigo setorna mais útil do que o primeiro artigo de Nelson Rodrigues, pois este divide a política e os acontecimentos da saúde no brasil em quatro tempos até a chegada e implantação do SUStornando o artigo mais claro e objetivo.

O Artigo destaca também de forma clara conceitos fundamentais que no artigo de Nelson Rodrigues foram despercebidos como: ModeloMedico-assistencial privatista, Reforma Sanitária e o Sanitarismo campanhista.

Para concluir comparando os dois artigos faltou clareza e objetividade no artigo de Nelson Rodrigues Referencias Santos. SUS, politica publica de Estado: seu desenvolvimento instituído e instituinte e a busca de saídas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com