TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PITAGÓRICOS

Dissertações: OS PITAGÓRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Pitágoras, o legendário filósofo, fundou uma seita religiosa na cidade de Crotona, que tinha como característica a igualdade entre homens e mulheres, regras que impunham restrições, lealdade e discrição. Sua teoria de que tudo é número, substituía a busca iônica de uma substância fundamental, essa busca não era apenas racional, mas também mística. Se todas as coisas possuem forma, e formas podem ser descritas por números, então os números se tornam a essência do conhecimento.

Pitágoras e seus seguidores, os pitagóricos, tinham o objetivo de atingir um estado de purificação completa da alma através do contato com os números e da matemática, para eles a contemplação dos números e suas relações matemáticas tinham o poder de levar o estudioso a um elevado estado de espiritualidade. Os números nas mãos dos pitagóricos,se transformavam em uma ponte entre a razão humana e a mente divina. Associaram a matemática e o divino através dos intervalos musicais ( 1,2,3 e 4) e proporções numéricas isso foi de grande importância histórica, pois foi a primeira vez que a matemática foi usada para descrever experiências sensoriais.

Segundo os pitagóricos, o Sol e os planetas, devem satisfazer às mesmas leis harmônicas que induzem a comunhão dos humanos com o divino através da música. Para eles o número 10 é considerado mágico, pois era a soma dos quatro primeiros números, 1+2+3+4, que são os números envolvidos nas escalas musicais. Os pitagóricos contribuíram bastante para a astronomia, com a harmonia musical e o movimento dos planetas, sugeriram que não só a Terra se move como também não é o centro do Universo. Quem deu o primeiro passo nesse rumo foi o filósofo pitagórico Filolau de Crotona.

Eles deram um grande passo nos números, de uma forma inovadora, pois explicava questões religiosas, evoluíram a matemática, deram um grande passo nas questões astronômicas, pois com a ajuda da matemática determinam alguns fatos que valem ate hoje, e influenciaram no futuro platonismo e o cristianismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com