TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SOFISTAS

Exames: OS SOFISTAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

OS SOFISTAS

A democracia é o sistema onde o Governo implica na escolha periódica de autores e executores das leis. Após seu surgimento na Grécia Antiga, diversas transformações ocorreram em toda sociedade, sendo necessário o surgimento de outras formas de se relacionar. Neste momento, a Filosofia passa a ter como foco principal o homem e suas potencialidades. Era necessário saber comunicar-se para alcançar seus objetivos e interesses nas assembleias.

Surgem então, os Sofistas (Sábio em Grego), primeiros filósofos do período pré-socrático que viajavam pelas cidades, realizando discursos públicos para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. Por desapoiarem algumas discussões feitas por filósofos, eram chamados, até mesmo por Sócrates, de céticos (descrentes), pois desrespeitavam o amor e a verdade.

Eles eram contra a filosofia pré-socrática, afirmando que estes ensinavam de forma completamente errada e que seus ensinamentos não possuía utilidade nas cidades; substituíram assim, a reflexão pela arte da persuasão.

Suas técnicas tinham como objetivo ensinar a persuadir, convencendo o telespectador em um debate, seja pela passividade, ou até mesmo, pela emoção. O importante era transformar um discurso fraco em um discurso forte e vice-versa. Uma grande vantagem dos Sofistas, foi a abertura da filosofia para todas as pessoas das cidades, que antes era somente uma seita intelectual fechada formada apenas por nobres.

Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias e Isócrates, destacando-se por prezarem pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão.

REFERÊNCIAS

JOÃO FRANCISCO PEREIRA CABRAL. Os Sofistas. Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/os-sofistas.html. Acesso em: 09 de Setembro. 2014.

GABRIELA CABRAL. Sofistas. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/filosofia/sofistas.htm. Acesso em: 09 de Setembro. 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com