TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sócrates Contra Os Sofistas

Trabalho Universitário: Sócrates Contra Os Sofistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  4.386 Visualizações

Página 1 de 4

Sofistas

Por volta do seculo V a.C., surgiu na Grécia antiga um movimento cultural, que teve consequências decisivas para o mundo ocidental, eram os sofistas dando origem a sofistica.

Os sofistas eram professores que viajavam de cidades em cidades ensinando a arte de argumentar e persuadir, o que era indispensável para exercer uma democracia direta, davam aulas de retórica, o que possibilitava ao aluno a condição de atacar e defender usando apenas a argumentação, foram mal interpretados por lutarem e argumentarem defendendo apenas próprios interesses.Qualquer pessoa poderia aprender com os sofistas, desde que pudesse pagar pelas taxas cobradas. Eles defendiam que o homem é a referencia de todos os valores, e que toda verdade é subjetiva, e que não existe critério absoluto de verdade.

Sócrates

Opositor tenaz da filosofia sofistica, combateu e julgou com severidade o uso que faziam da arte da palavra, que segundo Sócrates a intenção não era estabelecer a verdade, mas produzir a aparência.

Sócrates tinha uma maneira de pensar totalmente antagônica aos sofistas, ele utilizava de um método baseado na ironia e na maiêutica (parto em grego, em homenagem a mãe parteira), a primeira parte consistia no uso da ironia para mostrar ao que pensa saber algo, que na verdade nada sabe, apenas fazendo perguntas Sócrates desfazia as ideias, e então dava inicio a segunda parte do método, a maiêutica, Sócrates então “dava a luz” a novas ideias, dando origem assim a novos conceitos.

Sócrates acreditava que através do seu método, poderia levar as pessoas a descobrirem a verdade, forçando os praticantes a agir de forma virtuosa e prudente. Em sua filosofia acredita-se que o erro é fruto da ignorância, e toda virtude é conhecimento, o filosofo tinha em mente como missão dar a luz ao conhecimento que existe dentro de cada pessoa, dizia que “a maior de todas as virtudes é de saber que nada sabe”.

Muitos atribuem a Sócrates a origem da ética, ele dizia que o homem primeiro precisa conhecer a si mesmo, para compreender o bem e o mal, a ética reside no conhecimento e na felicidade, pregava-se em sua filosofia a irrestrita obediência a lei.

Mesmo sem salario algum e com pouca esperança, exerceu até a morte a sua função de educador do povo.

Platão

Foi um discípulo de Sócrates, e o mais famoso dentre eles. Criou o primeiro centro de ensino superior do ocidente. Unindo a herança deixado pelo mestre à teoria de Parmênides, Platão cria a palavra “ideia”, para denominar as intuições intelectuais superiores às sensíveis. Para Platão seria o mundo as únicas verdades que viria a ser atingido pela depuração dos enganos.

O estado ideal em sua filosofia é fundado sobre a justiça, e assim todos que ali vivem são felizes, diz que a justiça deve ser perfeitamente seguida para que funcione e resulte em um bem comum. Sempre necessário que a estrutura social seja justa, por que se houver desigualdade resultará em luta entre ricos e pobres, assim gerando a desunião, a incompetência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com