TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ocio Criativo

Ensaios: Ocio Criativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

O ócio criativo

A tese de O Ócio Criativo é a de que na sociedade chamada de pós-industrial,o homem não precisaria mais estar se matando de trabalhar oito a dez horas por dia enfurnado em um escritório.O avanço da tecnologia permite que a humanidade se liberte de tanto trabalho e aproveite melhor o tempo livre, no que o autor chama de economia do ócio.

O Ócio Criativo sugere uma redução drástica na jornada de trabalho, o fim do excesso de procedimentos nas companhias e defende com ardor o trabalho a distância.A defesa do teletrabalho vem pelas observações do autor de que, mesmo com toda a tecnologia disponível, continuamos trabalhando como operários de uma fábrica de linha de montagem do século XVIII. Temos horário para acordar, chegar ao trabalho, horário para comer, horário para voltar ao trabalho, para sair, para dormir. Temos funções a cumprir, livros de ponto para assinar, procedimentos burocráticos a satisfazer

.O autor de O Ócio Criativo adota o estilo de vida que prega. Montou o escritório de sua própria empresa no andar de baixo da casa onde mora. Trabalha com colaboradores a distância e afirma que, quando dá na telha, a equipe sai para passear pelas ruas de Roma. Não há muita distinção entre o trabalho e o lazer.

O ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também se elevar para arte, para a criatividade e para a liberdade. É no tempo livre que passamos a maior parte de nossos dias e é nele que devemos concentrar nossas potencialidades?.

De Masi compara, ao mesmo tempo em que sugere uma semelhança na ética do trabalho com a ética do ócio.Longe de ser anacrônica, a teoria do autor já encontra adeptos em todo mundo. Inclusive nas grandes empresas há casos de empregados que desenvolvem suas atividades em casa ou mesmo possuem horários de trabalho totalmente flexíveis.

‘’Espero que o ócio criativo não seja confundido com não fazer nada. Hoje, ócio criativo significa trabalhar, se divertir e aprender”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com