TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Osio Criativo

Trabalho Universitário: Resenha Osio Criativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

DE MASI, Domênico "Palavras-Chave para o futuro", O Ócio Criativo. RJ.: Sextante, 2000.

O texto fala sobre trabalho e ética e como eles deveriam ser aplicados tirando a ideia de trabalho como uma obrigação e utilizar a ética de uma maneira menos competitiva pois na sociedade mais moderna ela se aplica mais na garantia e confiabilidade. O texto mostra como a sociedade moderna possui oportunidades para reprojetar a nossa existência; o texto também enfatiza o prolongamento da vida que a ciência e tecnologia nos proporciona e a diminuição de horas nos expedientes. No texto vem explicando que será o apocalipse se o trabalho e a riqueza continuar a distribuir como na sociedade industrial; no trabalho começam a se criar trabalhos fantasiosos que se caracterizam por subestimar a capacidade de quem as exercem, desperdiçando seu talento em trabalhos desnecessários, o autor relata no mundo pós-industrial se focaliza na formação, conhecimento e saber; e que além disso futuramente a remuneração deixa de ser calculada pelo tempo de trabalho e passa ser considerado o resultado.

O autor nos explica que a criatividade gera um conflito nas empresas entre os criativos e os burocratas, já que no novo mundo se prioriza as novidades e invenções; outro conflito existente é a divisão hierárquica, que se caracteriza por chefes e subalternos, mas que na sociedade atual isso não acontece por chefe e empregado estarem no mesmo nível, no entanto a sociedade pós industrial trabalha mais com individualismo diferente da sociedade industrial.

A estética nesse mundo que o autor denomina pós-industrial, mesmo com os avanços tecnológicos, não será esse o motivo de interesse maior dos consumidores nas inovações propostas, a qualidade estética superará a utilização da qualidade técnica. Mas não podemos deixar de lado a ética, já que deixamos de somente viver em um sociedade de produtos matérias e passamos para a sociedade baseado em serviços que necessitam de garantia e confiabilidade como viajar de avião por exemplo.

Na parte de treinamento e formação vemos que trazemos três tipos de bagagem cultural que são as técnicas, normas e comportamentos.; as técnicas e normas requer um "treinamento" e já o comportamento é mais complexo e precisa de uma base, ou seja, uma formação.

O texto também cita duas palavras-chaves que são "complexidade" e "descontinuidade" que também é essencial educar já que na sociedade industrial eles se contentavam em simplificar os problemas mas que na sociedade pós-industrial é capaz de resolver problemas complexos já que possui ferramentas igualmente complexos e potentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com