TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos De Antropologia, Epistemologia E Axiologia.

Casos: Os Conceitos De Antropologia, Epistemologia E Axiologia.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  3.149 Visualizações

Página 1 de 4

Os conceitos de antropologia, epistemologia e axiologia.

Antropologia

Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e antropologia filosófica.

Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural, estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições e linguagem.

Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: o que é ser humano?

Alguns filósofos na Grécia antiga teorizavam a educação como um modo de filosofar e não um projeto teórico específico. Filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomas de Aquino, Rosseau e Immanuel Kant, cada um deles teve uma concepção diferente da antropologia e educação.

As concepções mais destacadas são: Essencialista ou metafísica fala da essência humana, buscam multiplicidades dos seres, segundo essa concepção, a educação visa formar o indivíduo para a fé e para a vida depois da morte, como característica o enfoque metafísico próprio da filosofia antiga, que acentuava a atitude teórica da analise dos conceitos universais.

A concepção histórico-social, Hegel dizia que a verdade é um desenvolvimento do espírito, da razão. Para Marx, o ser humano produz o que lhe é necessário a vida, transformando a sua cultura.

Ele afirmava que o indivíduo deveria ser analisado de acordo com o contexto social que ele se encontra, segundo sua relação com a sociedade e familiares.

Na concepção naturalista, ficou conhecido o século do método (revolução cientifica), onde se buscava compreender o que é ser humano.

Segundo esse modo de pensar, Descartes afirmava que o ser humano é constituído por uma substancia pensante, de natureza espiritual e pela substancia extensa, de natureza material. Sua teoria também pode ser denominada como “dualismo psicológico”, ou seja, uma nova versão de corpo.

Foi apresentado também o Behaviorismo, ou psicologia comportamentalista, influencia ate hoje na diversa tendência da educação, na década de 1970 a tendência tecnicista foi fortemente influenciada pelo Behaviorismo.

Epistemologia

Epistemologia é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações.

“O conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia” - Platão.

A epistemologia divide-se em duas tendências: o empirismo e o racionalismo.

No empirismo o conhecimento é baseado na experiência. Lucke dizia que o conhecimento começa após a experiência sensível. Para isso destacam-se duas idéias, a sensação (modificação feita na mente por meio de sentidos) e a reflexão (percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre).

Racionalismo, o conhecimento se encontra na razão. Descartes usava a razão para provar a própria existência.

Através dessas tendências, surgiu o naturalismo onde acrescentava-se o método experimental e da matematização nas ciências como a sociologia, a psicologia e a economia.

Pavlov, em suas teorias, afirmava que a aprendizagem se dá através do reforço positivo e o reforço aversivo.

Para medir os níveis de dificuldade do aluno, Skinner desenvolveu a teoria do condicionamento instrumental, onde era entregue a criança um texto com espaços em branco para a mesma preencher, segundo seus conhecimentos.

Nesse período surgem também os interacionalistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com