TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA FILOSOFICA. Epistemologia. Axiologia

Tese: ANTROPOLOGIA FILOSOFICA. Epistemologia. Axiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

Atps

A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.

O professor tecnicista fica seguindo apenas uma cartilha e não renova seu ensino, não tem uma aula dinâmica, não é nada flexível com suas aulas, não usa a flexibilidade para poder filosofar durante as aulas.

Com Antropologia, Epistemologia, Axiologia e Psicologia o professor transformador consegue planejar sua praticas pedagógica e ter mais condições de passar e explicar o conteúdo até que os alunos realmente compreendam.

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é a teoria do conhecimento que estuda-se como o conhecimento é aprendido, se é aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos. Na teoria do conhecimento existem algumas concepções. Dentro da teoria do conhecimento busca-se a resposta para a dúvida: De onde vêm nossas idéias?

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

A Antropologia filosófica é o “ser humano por ele mesmo”, sobre como o s humano se define e se vê. Destacaremos três definições dentre várias dentro da Antropologia: Essencialista (ou Metafísica), Naturalista (ou Científica) e Histórico-Social (nas vertentes existencialista e dialética). A teoria Naturalista definir o conceito de humanidade e do o ser humano. A teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um jeito e de diferentes maneiras, se baseia ao redor do mesmo e onde habita.

AXIOLOGIA

A Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, valores nos sentidos estéticos, moral, ético, político, social e buscando nas bases da educação esses valores, para melhor entender e repassar e a educação.

Idéias de Platão para a educação

Platão defendia os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. Os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.

Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Defendia também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Referências:

Disponível em: <http://alforrianaeducacao.blogspot.com.br/2012/11/epistemologia-antropologia-e-axiologia.html>. Acesso em: 17 de setembro 2013.

Disponível em: <http://eduquefilosofando.blogspot.com.br/>. Acesso em 17 de setembro de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com