TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA

Seminário: Antropologia. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Seminário  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA

Antropologia é a ciência que estuda os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitam o planeta.

Pode-se destacar a antropologia científica e a filosófica. Segundo Aranha (2006, p.150) a antropologia cientifica pode ser física ou cultural. A primeira estuda a evolução humana como corpo físico e animal e a cultura trata das diferentes culturas sob os mais diversos aspectos, como relações familiares, estruturas de poder, costumes, tradições, linguagem e etc.

Na educação o uso da antropologia tem como propósito de decodificar e analisar valores e universos culturais constituintes tanto da instituição escola como das mais variadas formas de manifestação educacional não formal.

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é o ramo da filosofia que estuda o ato de conhecer, avalia a consistência lógica de teoria e suas credenciais científicas. Segundo Aranha (2006 p. 160) a epistemologia é também chamada filosofia das ciências ou teoria do conhecimento científico.

Na educação a epistemologia enfatiza o aspecto do saber acumulado quando atribuído à escola a tarefa de transmissão do conhecimento. Esse processo surge como um processo de atualização, no sentido de tornar presente e atual o conhecimento que cada um já possui.

AXIOLOGIA

Axiologia é a ciência dos valores que tem por objeto o estudo dos valores. Adquire um sentido especifico na discussão relacionada aos valores éticos, estético, político, econômico, vitais, lógicos e religiosos.

Na educação a questão axiológica é fundamental para a formação de um individuo critico, formador de sua opinião, buscando na base da educação esses valores para melhor entender e repassar a educação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aranha, Maria Lúcia de Arruda – 3. Ed. ver. e ampl. – São Paulo: Moderna 2006.

html: www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/antropologia

html: www.fb06.uni-maniz-de/epistemologie

https://sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/valores-axiologia-ou-teoria-dos-valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com