TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de antropologia

Ensaio: O conceito de antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Ensaio  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  397 Visualizações

Questão 1:

A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profºAugusto Tavares, (Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)A Antropologia Cultural estuda o homem e a humanidade de forma integral, é o ramo do conhecimento que se dedica a compreender os mecanismos da vida humana em sociedade, no aspecto cultural.

Pode ser dita como uma ciência denatureza social, seus estudos enfocam a comunicação humana, sua interação, como o ser se alimenta, compõe seus trajes, atua e responde aos estímulos culturais. Enfim, ela aborda a visão completa desegmentos étnicos. Esta disciplina se preocupa em apreender as múltiplas visõesque a existência humana enseja. Os caminhos que ela busca são complexos, incessantemente enfocando o procedimento do homem, suas culturas, linguagens e sistemas.

Questão 2: Assista ao vídeo “Falaraçoriano, um luxo cultural”, disponível no link: (Acesso em: 14 jun. 2013). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”.Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)

A transformação do olhar proposta pela antropologia quer dizer que o fazer

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com