TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os PRIMEIROS FILÓSOFOS (PRÉ-SOCRÁTICOS OU NATURALISTAS)

Artigos Científicos: Os PRIMEIROS FILÓSOFOS (PRÉ-SOCRÁTICOS OU NATURALISTAS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  1.517 Visualizações

Página 1 de 6

O PRIMEIROS FILÓSOFOS (PRÉ-SOCRÁTICOS OU NATURALISTAS)

A grande aventura intelectual dos gregos não começou propriamente na Grécia continental, mas nas colônias da Jônia e da Magna Grécia, onde florescia o comércio. Os primeiros filósofos viveram por volta dos séculos VII e VI a.C. e, mais tarde, foram classificados como pré-socráticos, quando a divisão da filosofia grega centralizou-se na figura de Sócrates.

Os escritos dos filósofos pré-socráticos desapareceram com o tempo, e só nos restam alguns fragmentos ou referências de filósofos posteriores. Sabemos que geralmente escreviam em prosa, abandonando a forma poética característica das epopéias, dos relatos míticos.

PERÍODOS DA FILOSOFIA GREGA:

- PRÉ-SOCRÁTICO (séc. VII e VI a.C.). Os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre filosofia e o pensamento mítico.

- SOCRÁTICO OU CLÁSSICO (séc. V e IV a. C.). Ênfase nas questões antropológicas e maior sistematização do pensamento. Desse período faz parte os sofistas, o próprio Sócrates, Platão e Aristóteles.

-PRÉ-SOCRÁTICOS (séc.III e II a. C.). Durante o helenismo, preponderou o interesse pela física e pela ética. Surgiram as correntes filosóficas do estoicismo (Zenão de Cítio), do hedonismo (Epicuro) e do ceticismo (Pirro de Èlida).

O PRINCÍPIO DA TODAS AS COISAS

Os primeiros pensadores centraram a atenção na natureza e elaboraram diversas concepções de cosmologia. Note que dizemos cosmologia, conceito que se contrapõe à cosmologia de Hesíodo. Enquanto no período mítico a cosmologia relata o princípio como origem no tempo (o nascimento dos deuses), as cosmologias dos pré-socráticos procuram a racionalidade constitutiva do Universo.

Todos eles procuram explicar como, diante da mudança (do devir), podemos encontrar a estabilidade; como, diante do múltiplo, descobrimos o uno. Ao perguntarmos como seria possível emergir o cosmo do caos – ou seja, como da confusão inicial surge o mundo ordenado -, os pré-socráticos buscam o princípio (em grego, a arkhé) de todas as coisas, entendido não como aquilo que antecede no tempo, mas como fundamento do ser. Buscar a arkhé é explicar qual é o elemento constitutivo de todas as coisas.

As respostas dos filósofos à questão do fundamento das coisas, da unidade que pode explicar a multiplicidade, são as mais variadas. Vejamos alguma delas:

• Para Tales de Mileto (640-548 a.C.), astrônomo, matemático e primeiro filósofo, a arkhé é a água. É tido como o pensador que deu origem à indagação racional sobre o universo. Inspirando-se provavelmente em concepções egípcias, acrescidas de suas próprias observações de corpos hídricos – como rios e mares -, bem como da vida animal e vegetal, ele dizia: “tudo é água”. Para ele, a água – por permanecer basicamente a mesma, em todas as transformações dos corpos, apesar de assumir diferentes estados (sólido, líquido e gasoso) – seria a arkhé, a substância primordial, a origem de todas as coisas, presente em tudo o que existe.

• De acordo com Pitágoras (séc. VI a.C.), filósofo e matemático, o número é a essência de tudo; todo o cosmo é harmonia, porque é ordenado pelo números. Conta-se que, para chegar a essa tese, primeiro teria percebido que a harmonia dos acordes musicais correspondiam a certas proporções aritméticas. Supôs, então, que as mesmas relações se encontrariam na natureza. Unindo essa suposição aos seus conhecimentos de astronomia – que podia, por exemplo, calcular antecipadamente o deslocamento dos astros -, concebeu a idéia de um cosmo harmônico, regido por relações matemáticas (teoria da harmonia das esferas). Se para Pitágoras “tudo é número”, isso quer dizer que o princípio fundamental a (arkhé) seria a estrutura numérica, matemática, da realidade.

• Para Anaximandro (610 – 547 a.C0, o fundamento dos seres é uma matéria indeterminada, ilimitada (apeíron, em grego), que daria origem a todos os seres materiais. Discípulo de Tales,procurou aprofundar as concepções do mestre sobre a origem única de todas as coisas e resolver os problemas que este lançara. Em meio aos diversos elementos observáveis e determinados no mundo natural, pares contrários que se “devoram entre si” (água, terra, ar e fogo). Anaximandro acreditava não ser possível eleger uma única substância material como princípio primordial de todos os seres vivos, a arkhé. Ele dizia que tinha de ser alguma substância diferente, ilimitada, e que dela nascessem o céu e todos os mundos contidos neles. Assim, para esse filósofo, o princípio primordial deveria ser algo que transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso, denominou-se apeíron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito” no tempo. O apeíron seria a “massa geradora” dos seres e do cosmo, contendo em si todos os elementos opostos.

• Para Anaxímenes (588 -524 a.C.), é o ar, que pela rarefação e condensação faz nascer e transformar todas as coisas. Discípulo de Anaximandro concordava que a origem de todas as coisas é indeterminada. Entretanto, recusou-se a atribuir a essa indeterminação o caráter de arkhé. Para ele esta não poderia ser um elemento situado fora dos limites da observação e da experiência sensível, como o apeíron de Anaximandro. Em discordância com os aspectos do pensamento dos dois mestres anteriores, mas buscando uma síntese entre eles. Anaxímenes incorporou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com