TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fatos que contribuíram para o surgimento da filosofia

Seminário: Os fatos que contribuíram para o surgimento da filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

6. Fatos que contribuiram para o surgimento da Filosofia

A Filosofia não surge por acaso...Vários fatos colaboraram para o surgimento dessa nova forma de pensar o mundo. Fatos estes que ajudaram a alterar a visão mítica predominante. Destacamos aqui, a invenção da escrita e da moeda; a lei escrita e a fundação da pólis.

1. A invenção da escrita

A consciência mítica predomina em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita. Mesmo após seu surgimento, a escrita reserva-se aos privilegiados, aos sacerdotes e aos reis, e geralmente mantém o caráter mágico: entre os antigos egípcios, por exemplo, a palavra hieróglifo significa literalmente "sinal divino".

Na Grécia, já existia uma escrita no período micênico, mas restrita aos escribas que exerciam funções administrativas de interesse da aristocracia palaciana. Com a violenta invasão dórica, no século XII a.C, a escrita desapareceu junto com a civilização micênica, para ressurgir apenas no final do século IX ou VIII a.C, por influência dos fenícios.

Em seu surgimento, a escrita assumiu função diferente, desligada da influência religiosa passou a ser utilizada para formas mais democráticas de exercício do poder.

Enquanto os rituais religiosos eram cheios de fórmulas mágicas, termos fixos e inquestionados, os escritos passaram a ser divulgados em praça pública, sujeitos à discussão e à crítica. Isso não significa que a escrita se tornasse acessível a todos, muito pelo cotrário, já que a maioria da população era constituída de analfabetos. O que está em destaque é a dessacralização da escrita, ou seja, seu desligamento do sagrado.

A escrita gera nova idade mental porque a postura de quem escreve é diferente daquela de quem apenas fala. Como a escrita fixa a palavra para além de quem a proferiu, exige maior rigor e clareza, o que estimula o espírito crítico. Além disso, a retomada posterior do que foi escrito_ não só por contemporâneos mas por outras gerações _ abre os horizontes do pensamento e proporciona o distanciamento do vivido e o confronto das ideias.

Portanto, a escrita surge como possibilidade maior de abstração, de uma reflexão aprimorada que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com