TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os ídolos de bacon

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

REDAÇÃO

Ídolos de Bacon

Francis Bacon pensava que para chegar ao conhecimento verdadeiro de todas as coisas, e alcançarmos o conhecimento do mundo, devemos dar o primeiro passo, que seria limpar a nossa mente de ÍDOLOS (falsas opiniões), que seriam coisas confusas e poderiam estar relacionadas às coisas do senso comum.

Mas como fazer essa limpeza? Oque eu vou procurar na minha mente?

De acordo com Bacon, existem quatro tipos de ídolos que devemos pesquisar em nosso intelecto para expulsarmos de nossa mente e tendo assim uma mente clara para adquirirmos o conhecimento.

Quais são esses ídolos que devemos expulsar de nossa mente?

São os ídolos da tribo, os ídolos da caverna, ídolos do fórum e os ídolos do teatro.

-Os ídolos da tribo são certas confusões que fazemos entre a nossa natureza e a natureza das coisas.

Exemplo: é comum atribuirmos a nós humanos coisas como alegria, bondade, amor, virtude, entre outros (são atributos exclusivamente humanos). No entanto também é comum vermos em nosso dia-a-dia, pessoas que dão essas características aos seus animais, as suas plantas, (que cachorro bonitinho, que gatinho amoroso, que plantinha linda, seu bichinho é muito inteligente), ou seja, é uma mistura de coisas da nossa natureza, com as coisas da natureza do restante do mundo.

-Os ídolos da caverna são informações que nós recebemos que são falsas de uma dada educação, podendo ser uma educação formal ou informal. Informações falsas do mundo que são decorrentes também de uma dada visão do senso comum, essas informações acabam formando uma mente travada a encontrar a verdade.

Exemplo: ao analisarmos um comercial, por exemplo, (sem focar precisamente no padrão estético que eles impõem) podemos observar que eles indicam seus produtos como se fossem superiores aos outros e que vai mudar realmente as nossas vidas caso adquirirmos tal produto. E como a televisão hoje é a nossa prisão, acreditamos que tudo que nela passa deve ser nosso modo de vida, podemos assim, considerarmos que a televisão hoje é uma de nossas cavernas.

-Os ídolos do fórum são visões decorrentes de uma influencia ruim do ponto de vista familiar, do ponto de vista amoroso. São pessoas próximas a nós que dão informações equivocadas a respeito da vida.

Exemplo: é muito comum termos um vizinho ou um amigo fofoqueiro, mas devemos saber que nem tudo oque ele fala é verdade, pois o ser humano tem a facilidade, mesmo que inconscientemente, de acrescentar coisas ou até mesmo inventar, porque ele apresenta a capacidade de mentir. Devemos então antes de acreditar no que eles falam procurar as fontes dessa notícia, para ter certeza se ela é realmente verdadeira ou se não passa de uma lorota.

-Os ídolos do teatro são as falsas ideologias que corrompem o mundo, obtidas através de autoridades sociais.

Exemplo: Hoje em dia existem duas coisas que são falsas, mas capazes de incentivar as pessoas a agirem de uma forma padrão e que já é esperada, que são: “beleza” e “a forma de obter a felicidade”. Ambas alheias, elas são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com