TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAIM Agência

Dissertações: PAIM Agência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Paim Comunicação é uma agência de publicidade que possui grande experiência devido a estar no mercado de trabalho há mais de vinte anos. Possui clientes nacionais que contam com ela para todo o tipo de propaganda, seja criação de vídeos publicitários ora criação de materiais digitais ou impressos. O grupo do primeiro visitou a agência para conhece-la. Os atualmente redatores Márcio Blank e Gerson Lattuada ficaram de responsáveis pela visita do grupo à agência.

Uma agência de publicidade é algo bastante complexo, conta com diversos setores, um mais importante que o o outro. Devido a ter sido premiada no cenário nacional e internacional, há uma certa pressão à agência para a realização de trabalhos excepcionais e criativos. Contudo, não há problema pois seus funcionários são muito capacitados para tudo que for demandado.

A Paim foi fundada em 1991 por Marcus Paim e Cesar Paim. Foi a primeira agência do Brasil a trabalhar com remuneração por resultados, sendo atualmente uma grande referência no cenário nacional da publicidade de marcas. Possui duas filiais: uma em Porto Alegre, RS, que atualmente pode ser encontrada na Av. Mariland 477 e outra filial em São Paulo, SP. Contando com a ajuda de mais de 150 funcionários, a agência possui publicitários, arquitetos, psicólogos, economistas, advogados, professores, administradores, informatas, relações públicas, músicos e atores.

A agência não é completamente diferente de uma básica agência de publicidade. Conta com setores de atendimento, planejamento, criação, recursos humanos, coordenação e mídia. Mas destaca-se por proporcionar uma experiência de integração entre os setores. Alguns setores trabalham em um único e grande ambiente, como mostrado na Imagem 1 e na Imagem 2, sem paredes, um lugar repleto de computadores em que todos podem opinar e ajudar/auxiliar no trabalho dos outros como: criação, planejamento, mídia e revisão.

Imagem 1: Segundo andar

. Imagem 2:Parede de entrada da sala.

A Paim trabalha com três setores principais:

Grupo Walmart Brasil;

Renner;

Geral;

Grupo Walmart Brasil: Este é o maior setor da agência. O grupo possui centenas de empresas espalhadas por todo o Brasil, como: Sam's Club, TodoDia, Maxxi Atacado.

Renner: Também um grande cliente. A Renner possui grande demanda por projetos gráficos e principalmente audiovisuais.

Geral: A Paim é uma empresa de poucos clientes, mas seus clientes são “grandes” e suas demandas são em grande quantidade. Empresas como: RBS TV, Tim, Lojas Taqui, Polar, iPlace, HP Store, Shopping Iguatemi, Shopping Crystal, Casa NIX, Will Meeting School, CCGL, são alguns clientes que são trabalhados no setor Geral da agência.

Devido a ser de baixo custo, a principal demanda de peças é o meio gráfico/digital, sendo trabalhos de criação de flyers, cartazes, folders, etc. A empresa também é conhecida por seus trabalhos de televisão, como vídeos de celebrações de datas comemorativas como “Dia das mães”, realizado pela Renner, ou demandas televisivas para a RBS TV e Polar. No ano de 2014, a Polar lançou, juntamente pela Paim, um produto novo, chamado “Anulador de Celular Polar”. Oferecia nada mais do que um cervegela que, ao colocada a cerveja Polar, acionava alguma frequência que desativava o sinal de celulares próximos, com o intuito de fazer as pessoas conversarem, ao invés de ficarem no celular, um problema que acontece no século XXI. O vídeo pode ser encontrado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=RFdHoGYiDMY que já ultrapassou 450 mil visualizações. O produto pode ser encontrado em diversos bares pela cidade de Porto Alegre.

Foi possível observar em nossa entrevista que a agência preza a integralização e comunicação entre seus diversos departamentos. Reuniões são realizadas com representantes de todos os setores para que nenhuma decisão seja tomada sem uma aprovação completa.

Na empresa, encontram-se as seguintes áreas departamentais:

- Atendimento: Faz o intermédio entre o cliente e a agência. Entende as necessidades do cliente e vê a melhor maneira de atendê-las. É encarregado de fazer a agência cumprir o exigido no briefing e simultaneamente defende o plano publicitário junto ao cliente.

- Planejamento: Esse departamento combina pesquisa com planejamento estratégico. Após uma investigação detalhada das necessidades do cliente através do briefing e de diferentes pesquisas encomendadas pela agência, o planejamento desenlvolve estratégias e técnicas de comunicação para o anunciante. É feito um conceito, que dá o “tom” que a campanha terá. A partir disso, são estabelecidas as metas que deveram ser cumpridas pela agência e o tipo de promoções que deveram ser utilizadas; sempre antecipando situações futuras.

- Criação: É o departamento que cria os anúncios publicitários. Após estabelecido o conceito, a criação precisa dar forma as mensagens publicitárias. Além de criatividade para gerar anúncios inovadores, os profissionais desta área precisam estar atentos a efetividade das mensagens criadas por eles. Para isso, a criação está em constante contato com a área do planejamento e atendimento. Os cargos que formam o departamento de criação são:

Diretor de criação

Diretor de arte

Redator

Assistente de criação

- Mídia: É responsável pelos contatos com os diversos veículos de comunicação. Planeja para quais veículos a verba será investida. Vê também por quanto tempo o anúncio será veiculado e quais os melhores horários (no caso da tv) para divulgá-lo.

- Produtor Gráfico: Encaminha a produção dos meios mais adequados de comunicação de acordo com a verba do cliente. É importante que o produtor gráfico esteja envoldido com o processo financeiro para avaliar a melhor maneira de utilizar a verba disponível. Para isso ele está envolvido em todo o processo de produção desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com