TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Casos: PORTFÓLIO DE ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  2.566 Visualizações

Página 1 de 5

GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECUROS HUMANOS

LUAN CARLOS DE ALMEIDA NOVAIS

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

Objetivos:

Compreender as diversas dimensões da pessoa. Refletir sobre a importância e significado de cada uma das dimensões da pessoa. Analisar a relação entre o estudo e as próprias implicações humanas do conhecimento adquirido.

Descrição da atividade

Com base nas leituras realizadas, responda as seguintes questões:

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

Dimensão biológica.

A dimensão biológica refere-se aos aspectos físicos do corpo humano como a anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular, digestivo, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas.

É por meio dele que adquirimos conhecimento transformamos a realidade e conseguimos dar sentido à sua existência, portanto é importante cuidar bem do corpo, ele não deve ser visto como objeto ou simplesmente como uma maquina com defeitos. Dentro de uma perspectiva cristã, temos na afirmação da antropologia teológica que Deus é aquele que formou o corpo do ser humano “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra”, com isso podemos afirma que Deus conhece profundamente sua criação, Davi ao relatar esse conhecimento diz: “pois ele conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó”, dessa forma se concluí que o homem não é apenas uma produção biológica espontânea, mas que sua constituição foi estabelecida pelo Criador.

Dimensão psíquica.

A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de autoestima, de realização. A alma da pessoa e a sua própria essência, a essência e aquilo que faz de cada pessoa um ser ele mesmo, ou seja, ele e aquilo que e por causa de sua essência, pois e a sua essência que o torna único.

Não existe outro ser igual a outro ser, somos dotados de um poder dinâmico capazes de observar, dominar e dirigir os seus processos psíquicos, os perfumes, por exemplo, possuem em suas fórmulas elementos químicos parecidos ou idênticos, porém cada um tem sua própria essência o que os tornam diferentes, assim somos nós iguais como seres humanos, porém com essências diferentes.

A essência no ser no ser humano é uma pequena parte do seu ser. O resto é hereditário e influência social. Quem consegue amar-se na essência, ama o outro, ama o mundo, ama a natureza, ama o Criador, porque se vê parte do todo.

Dimensão Social.

Na dimensão Social, segundo os especialistas, somos o produto do meio onde nascemos e vivemos, pois recebemos uma carga genética e influência desse meio. Esta carga de influência que recebemos através da família, da mídia, da escola, do grupo dos amigos, vizinhos etc., confere a nós uma maneira toda própria de ser. O ser humano é formado pelas relações que o evolve no meio em que ele nasce, cresce e vive cada ser absorve algo que define e caracteriza a sua própria essência tornando-se único.

Devemos promover o estreito relacionamento com as comunidades influenciadas pelas atividades de exploração e produção, evitando a geração ou ampliação de desigualdades sociais no curto, médio e longo prazo decorrentes de suas atividades e identificando oportunidades de contribuição das atividades para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, através do diálogo permanente com seus representantes e com a sociedade (Universidades, Instituições Científicas, ONGs, Órgãos Governamentais, entre outros).

Dimensão espiritual.

Na dimensão espiritual a vivência da espiritualidade continua a ter uma vertente comunitária, contudo, porque estamos num mundo de forte tendência individualista onde cada um tem a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com