TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO FILOSOFIA E ETICA

Exames: PORTIFOLIO FILOSOFIA E ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 8

.......................................................................................................

1.) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. (Mínimo 10 empresas).

R:Petrobras: Além de projetos que incentivam a geração de renda e oportunidade de trabalho, dão especial atenção à educação para a qualificação profissional e para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Desta forma, fazem sua parte como maior empresa brasileira e contribuem para o desenvolvimento do nosso país. A criação da Política de Responsabilidade Social, em 2007, foi um passo decisivo para a Petrobras, pois esse tema tornou-se uma função corporativa em seu Plano Estratégico.

Volksvagen: A Volksvagen possui 8 projetos de responsabilidade social, e eles são, Centro de Formação Profissional,AIDS Care Program, Qualidade de Vida, Pratique Saúde, Fitness Contest, Baby Care, Dependência Química e Home Care, esses projetos buscam a sensibilização, equilíbrio e orientação profissional e social.

Itaú: A empresa tem espalhado por todo país vários programas de responsabilidade e ações sociais, projetos para solidariedade, meio ambiente, voluntariado e profissionalização jovem,um dos programas que é bem reconhecido nacionalmente a AACD,a empresa também apóia um programa chamado Itaú solidário, que visa levar dignidade e qualidade de vida através de projetos sociais.

Eletrobras: Dentre as iniciativas no âmbito social, a Eletrobras destaca a valorização da diversidade no seu corpo funcional por meio do seu Programa de Equidade de Gênero, a preocupação com o meio ambiente e com a inclusão social por meio do Programa de Coleta Seletiva Solidária e o incentivo ao desenvolvimento local por meio da implantação dos Centros Comunitários de Produção (CCPs) desenvolvidos nas comunidades rurais beneficiadas pelo Luz para Todos.

Google: Em um único ano a empresa doou mais de 100 milhões de dólares a diversas organizações em todo o mundo – incluindo 40 milhões de dólares em subsídios que comemoram a época natalícia, ao apoiar quatro causas consideradas de particular importância: o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM); educação das raparigas; capacitação através da tecnologia; e luta contra o tráfico de seres humanos e escravatura.

TAM: A empresa possui planos de ação que levam à melhoria progressiva dos indicadores de responsabilidade social que refletem as políticas de direitos humanos, tais como: promoção da igualdade racial e de gênero no local de trabalho, erradicação do trabalho escravo, inclusão de pessoas com deficiência e apoio para a promoção dos direitos da criança, do adolescente e do jovem.

Nestlé: A empresa sempre desenvolveu iniciativas sociais, que marcaram sua presença no Brasil e em outros países, entre elas iniciativas voltadas à comunidade, cultura, educação e meio-ambiente, destacam-se: Projeto Nutrir, Viagem Nestlé pela Literatura, Alfabetização Solidária, Concurso Nacional de Ensaios, Trilha Morumbi Verde, PDPL-Viçosa, Convênio Nestlé/UNIFESP (Escola Paulista de Medicina) e Espaço MAM-Nestlé.

Vivo: Apoiam projetos que combatem o trabalho infantil, promovem a inclusão digital e estimulam o voluntariado, ações sociais e a cidadania. Sempre contando com o suporte da tecnologia. É a empresa que mais utiliza energia limpa do Brasil e desenvolvem projetos que reduzem o impacto visual e ambiental de nossas instalações, aplicamos práticas de construção ecologicamente responsáveis e fazemos uma rigorosa gestão de resíduos, entre outras iniciativas.

Samsung: Criou o programa "Full Atitude" que funciona da seguinte forma; A cada produto que você comprar e registrar no site da Samsung, a empresa contribuí com projetos da Unicef, o programa no Brasil desde quando foi lançado atingiu pouco mais de 100.000 cadastros. Através desta e de outras atitudes a Samsung manifesta cada vez mais um maior compromisso com a sociedade, natureza e com o mundo.

SKY: Apoia instituições que realizam trabalhos sociais, atendendo crianças e jovens de comunidades carentes do Brasil, entre elas estão GRAAC, Ação Comunitária, Casa do Existir, Hope e Boldrini.

Discussão á respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores:

Nesta pesquisa tivemos um vislumbre do que algumas empresas fazem em relação á responsabilidade social, trazendo inúmeros benefícios para á sociedade, como por exemplo, uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo, essas atitudes trazem um impacto positivo para os trabalhadores, fazendo com que eles se sintam satisfeitos em serem colaboradores de uma empresa que desempenha um bonito papel em relação á responsabilidade social.

2.)Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:

a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras).

R:Deficiência Física- A alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Deficiência Mental- Deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com