TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico - Filosofia - Ética

Por:   •  18/5/2015  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Ética e Informação
Professor(a):
Aluno(a): Agatha Mariana Pinheiro Santos

  1. REFERÊNCIA

DEBATE Noam Chomsky & Michel Foucault On humam nature (legendado em português). Debate sobre a natureza humana. 60’10”. Disponível em: . Acesso em 26 abr. 2015.
 

  1. RESUMO CRÍTICO

A filosofia trabalha com um anexo de propriedades que caracterizam a natureza humana. Abrange todos os seres humanos incluindo sua forma de pensar e agir. Alguns historiadores e filósofos não creem em natureza humana e sim em um caráter metafísico e ético. Logo ao início do debate, o pensador Chomsky, revolucionário da linguística e pesquisador em linguagem, deu cargo importante ao individuo, no sentido do conhecimento instintivo de cada ser humano como algo natural. Citou a criatividade como exemplo de característica unanime em todos os humanos, afirmando ser um evento comum em qualquer circunstância econômica/social. Contrapondo, Foucault, pensador da História da Linguagem Científica e pesquisador na Cultura, limita o conhecimento humano aos avanços científicos. Segundo o pensador, o ser humano é ausente de sua própria cultura. Simplesmente o conhecimento já existe e o individuo apenas passa por obstáculos sociais, religiosos e econômicos de seu tempo para desvenda-los. Particularmente, coopero com essa ultima premissa do Foucault. O grande descobrimento da roda ao meu ver, foi uma tecnologia descoberta e não criada. Acredito que há muito conhecimento na obscuridade que a raça humana ainda terá capacidade de descobrir. O avanço de nossas tecnologias dia a dia, é um bom exemplo desse “jogo de grades” citado por Foucault, que suprimi velhos conhecimentos a cada progresso. Logo após os pensadores apresentarem seus conceitos de criatividade, reparei um ponto em comum. Talvez a criatividade natural dos seres humanos segundo Chomsky, seja proposital de natureza para os indivíduos descobrirem esse conhecimento escondido na obscuridade de Foucault. Essa relação de criatividade natural com avanço/descoberta do conhecimento se interlaçam e aponta o fim do deste tema discutido.
Creio que a mudança do sistema econômico capitalista, desenvolvido através dos meios de produção industrial visando a acumulação de capitais, seria um banho de sangue mesmo que por trás da revolução com sede de mudança estivesse realmente um bem comum. Seria perder vidas para um futuro melhor sem previsão de sucesso certeiro. Chomsky apresenta Ceticismo ao exibir essa premissa. Portanto, acredito que um movimento desses seria o “kaos” para as pessoas que se baseiam na fé religiosa na esperança de um mundo melhor, com os mesmos argumentos do pensador relacionadas ao amor, bondade e generosidade. No entanto, a grande dúvida pode vir a cabeça de todos. Como seria uma NOVA sociedade sem divisões de classes, sem a certeza de que o sonho de justiça ideal funcionaria? Fica aqui meu impasse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com