TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofiae Etica

Por:   •  14/4/2015  •  Dissertação  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

A empresa escolhida para analisar a estrutura organizacional é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

Os Correios possuem uma estrutura organizacional formal, possui um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, é reconhecida juridicamente de fato e direito, existe a distribuição da autoridade e da responsabilidade, divisão do trabalho e especialização.

As organizações são representadas formalmente pelos organogramas, que são constituídos por diferentes níveis administrativos. Os Correios também possuem uma estrutura organizacional ordenado em responsabilidade, autoridade, ligações hierárquicas, funções e descrição das áreas e órgãos. A estrutura começa pela Administração Central, que abrange o Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitê Executivo, os Departamentos, Centro de Serviços e órgãos de mesmo nível, possui também a Administração Regional, constituído pelas Diretorias Regionais.

O planejamento organizacional tem o objetivo de buscar a eficiência, evitar o desperdício de tempo, recursos humanos, entre outras coisas. Também busca identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas, motivação para desempenhar o melhor possível as tarefas.

Os Correios se compõem em diversos setores (seções, divisões, departamentos), através da cooperação entre esses setores é que surgem os melhores resultados.

Estruturas organizacionais podem ajudar as empresas a aperfeiçoar operações de negócios. Organizar as funções de negócios em departamentos garante operações de negócios estão concluídos e maneira eficaz e eficiente e podem usar a estrutura organizacional para melhorar o seu processo de tomada de decisão empresarial.

Uma grande organização como os Correios necessita utilizar uma estrutura organizacional para gerenciar efetivamente as funções de negócios e dos funcionários. As estruturas podem variam de acordo com o tamanho da empresa e atividades desempenhadas. Há uma agilização nas operações, o que aperfeiçoa as operações dos negócios. Os Correios utilizando-se da estrutura organizacional se beneficia na tomada de decisões, porque existem agências dos correios em todo território nacional, e em cada uma há uma diretoria regional que avalia, responde e monitora o desempenho de seus setores, podendo assim traçar a melhor estratégia a melhor estratégia de acordo com a necessidade da cada região. Cada diretoria regional auxilia ainda a assegurar que em todos os locais do negócio seja operado de acordo com os procedimentos da companhia padrão. Além de ser benéfica para a empresa a divisão por setores, há um processo que envolve os funcionários da empresa a estarem mais cada vez mais envolvidos com a organização, voltado sempre para o crescimento, ou seja, políticas de desenvolvimento dos funcionários passando pelos setores, o que agrega a empresa novas práticas e desperta novos talentos. Os Correios utilizando-se da sua estrutura organizacional bem definida consegue atender de forma eficiente e eficaz os seus clientes ao invés de corrigir problemas operacionais, esses benefícios estão aparentes no aumento das receitas por sempre focar em atender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.

Referências: http://www.angelfire.com/ar/rosa01/direito97.html,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com