TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE FORMAÇÃO

Tese: PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

OS PROCEDIMENTOS DE METODOLOGIA DE ENSINO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique o que é método de ensino. Cite dois métodos de ensino que constam no módulo e explique como você os utilizaria em sala de aula.

R:O método de ensino é a maneira onde se realiza a transmissão do conhecimento através de um planejamento e uma didática mais eficaz, capaz de atender a todos os alunos. Dentre os métodos de ensino, temos os métodos verbais que é uma das maneiras mais utilizadas por permitir uma certa profundidade aos conhecimentos, pois nos possibilita a passagem de informação pelas exposições, como por exemplo vídeos, cartazes, ilustrações, internet, revista e outras variedades que podemos trazer a sala de aula. No construtivismo trabalha-se a interação da criança com o objeto direto, ou seja, deixando-as capazes de despertar o interesse na busca dos resultados.

2. O que é um método ativo?

R:O método ativo baseia-se na ação do aluno com o objeto através da observação e contato de acordo com sua própria natureza, sendo capaz de reconstruir e reinventar os conteúdos apresentados à ele em sala de aula.

3. Escreva o que você entendeu sobre aprendizagem significativa (principais conceitos). Explique por que a aprendizagem significativa é importante para a aprendizagem do aluno.

R:Na aprendizagem significativa o indivíduo possui certo conhecimento em determinado assunto e ao receber uma informação nova tenta inclui-la às informações que já possui, o chamado ancoramento. Isso torna importante para o aluno uma vez que consegue distinguir a diferença das informações e associa-las, ampliando seus conhecimentos.

4. Diferencie conhecimentos prévios e problematização.

R:No conhecimento prévio o aluno chega com as informações que ele já possui e com a problematização desencadeiam novas informações criando discussões sobre questões expostas a fim de provocar interesse em aprofundar seus conhecimentos, buscando cada vez mais respostas através de pesquisas.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. A partir das informações do texto, explique o que significa construtivismo.

2. A apostila cita o método da exposição verbal. Explique como o professor pode utilizá-lo em sala de aula.

3. Explique a relação existente entre aprendizagem significativa, conhecimento velho e conhecimento novo.

4. Explique os conceitos de assimilação e acomodação propostos por Piaget. Como estes conceitos se relacionam com a aprendizagem.

5. Pesquise outro método de ensino que não consta na apostila e explique sua importância para o ensino. Cite a referência consultada.

UNIDADE 2

INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é interdisciplinaridade? Como você trabalharia o conteúdo água em uma turma de 3º ano de forma interdisciplinar?

R:É um processo onde todas as disciplinas trabalharão juntas para resolução de um único tema. Ex. O tema água na Língua Portuguesa: leitura, compreensão e produção textual sobre a água. Matemática: levantamento de dados, pesquisas sobre a quantidade de desperdícios e suas evoluções. História: de onde vem a água e pra onde vai. Geografia: uma elaboração de um desenho da estação de tratamento da água da cidade. Artes: desenhos de rios, mares e lagos. Ciências: pequenas maquetes demonstrando águas limpas e sujas.

2. Por que se diz que a interdisciplinaridade vai contra a fragmentação do conhecimento?

R:Porque a interdisciplinaridade é considerada um avanço na educação, por propiciar a busca por um conhecimento universal, por ser um projeto de investigação, atraindo a atenção dos alunos e permitindo a mistura das disciplinas ensinadas e aplicadas na práticas.

3. Quais são os blocos temáticos do ensino de Ciências Naturais? Você considera-se apto (a) a trabalhá-los em sala de aula? Justifique sua resposta

R:Os blocos temáticos são organizados em quatro partes, sendo eles Ser humano e saúde, Recursos tecnológicos, Ambiente, terra e Universo. Para colocá-los em prática em sala de aula é necessário um preparo sobre o assunto abordado, assim como em qualquer situação. Uma vez que o professor estuda o tema proposto, elabora um planejamento e sente-se confiante para mediá-lo, a abordagem do assunto será certamente bem sucedida. Lembrando que no surgimento de dúvidas, nada mais justo que o professor obtenha mais informações para que haja o esclarecimento.

4. Faça um resumo do item - Histórico de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.

R:O conhecimento científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi durante muito tempo, considerado neutro, pois se pautava na quantidade de conteúdos onde os professores apresentavam e os alunos acompanhavam. As qualidades do conhecimento se baseavam nos livros e nos textos apresentados pelo professor.

Com o passar do tempo as atividades práticas obtiveram certas relevâncias influenciadas pelas ideias da Escola Nova, fazendo com que os métodos científicos ganhassem maiores proporções, por perceberem que apenas experimentar não era um método totalmente eficaz. Desde então inúmeras discussões foram travadas configurando uma tendência de ensino, onde é considerado o processo de construção de conhecimento científico pelo aluno, ou seja, os conceitos intuitivos espontâneos de cada criança e adolescente.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Escolha um tema de Ciências Naturais e organize um projeto interdisciplinar, seguindo as etapas para realização desse projeto.

2. Com as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com