TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia ou Metodologia - Uma nova forma de educar

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        TECNOLOGIA – CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO        4

2.1        A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO        6

2.1.1      A construção do conhecimento        8

2.1.1.1        Tecnologia na educação inclusiva        9

2.1.1.1.1        O docente tecnológico        10

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho se propõe a apresentar o contexto histórico e cultural da tecnologia e a importância do uso correto e consciente das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na educação.

Baseando-nos no texto de PIROZZI (2013) e na proposta de solução da Situação Geradora de Aprendizagem – SGA, observaremos a problemática de que a tecnologia ainda pode ser um tabu para muitos docentes e esclareceremos seus conceitos e como ela se desenvolveu historicamente.

Dessa forma abordaremos quais são os desafios enfrentados pelos professores diante de tantas mudanças no cenário educacional, mostrando que além de formação continuada, esses docentes precisam também de uma mudança de postura e desconstrução de sua forma de ensino, pois de nada adianta ter os recursos tecnológicos a disposição se a proposta didática não acompanhar essa evolução.


  1. TECNOLOGIA – CONCEITO E CONTEXTO HISTÓRICO

Há diversas maneiras de compreender a tecnologia. Para algumas pessoas ela é fruto apenas do conhecimento científico. Para outras é algo que surgiu gradativamente para facilitar a vida do homem. Porém, é importante compreendê-la de forma mais ampla possível, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais satisfatória, agradável e divertida. Devemos entender que tecnologia não é “informática”, conceito esse que permeia nos pensamentos de grande parte de nossa humanidade ainda nos tempos atuais, erroneamente, associando os avanços tecnológicos ao estudo desta evolução tecnológica.

Existem diversas definições sobre tecnologia e informática, segundo o dicionário, podemos observar que Informática “ é o estudo da computação e do processamento de informações que abrangem todos os aspectos relacionados ao hardware e ao software ” (MICHAELIS, Ed. Melhoramentos, 2015),  e Tecnologia “ ¹conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos à arte, indústria, educação, etc.”; ²conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular; ³Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico; 4Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático ” (MICHAELIS, Ed. Melhoramentos, 2015).

Nesse conceito de amplitude, Bastos (1998) nos diz que o conceito de tecnologia é polissêmico, ou seja, possui muitos significados dependendo do olhar e do contexto em que se insere. Ele ainda define a tecnologia como qualquer componente material criado pelo homem para facilitar a vida em sociedade. Na visão de Longo (1996, p.19) como sendo “o conjunto organizado de todos os conhecimentos científicos, empíricos ou intuitivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços”.

Por outro ângulo, a definição de tecnologia se apresenta como poder e expansão do modelo capitalista de sistema no olhar de Marx (1975) que a vê como uma das forças produtivas que aliada à força de trabalho origina um maior quantitativo de produção em menos espaço de tempo onde sua comercialização proporciona a acumulação ampliada do capital e a reprodução do capitalismo. Neste caso, no entanto, temos uma visão totalmente utilitarista da tecnologia como meio de aperfeiçoar o processo produtivo do mercado, que também é definida por outros setores da sociedade como os órgãos governamentais, institutos de pesquisa, de ensino e financiamento para o desenvolvimento cientifico e tecnológico.

Podemos nos atentar também ao conceito de tecnologia apresentado por Kenski (2007) onde a mesma afirma que a tecnologia é “[...] um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade (p.24) ”.

No decorrer de todo o processo histórico da humanidade a tecnologia esteve presente como fator que proporcionou o desenvolvimento do homem até o estágio em que se encontra nos tempos atuais. Podemos dizer que ela é inerente à humanidade e tão antiga quanto esta. Em relação a evolução humana ser marcada pelo desenvolvimento progressivo da tecnologia

“ A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Diferentes períodos da história da humanidade são historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente (KENSKI 2007, p.21) ”.

Conforme PIROZZI (2013), podemos afirmar que tudo que está a nossa volta é tecnologia, levando em um sentido mais amplo o conceito de tecnologia como

“ Um conjunto de conhecimentos especializados, com princípios científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividade, modificando, melhorando, aprimorando os “produtos” oriundos do processo de interação dos seres humanos com a natureza e destes entre si (BRITO E PURIFICAÇÃO, 2006) ”.

Ao atentarmos para a atualidade, com todos os avanços alcançados pelo homem, nos vemos na Era Digital, onde as informações se multiplicam rápida e intensamente, a comunicação acontece sem fronteiras nos deixando interligados mundialmente. Esta realidade ocasiona mudanças estruturais em todos os setores sociais; a escola, como sendo responsável pela formação humana e transmissora do conhecimento histórico e cultural, tem o papel de preparar o cidadão para esta incorporação das tecnologias da informação e comunicação pela sociedade, possibilitando que ele não apenas conheça as tecnologias, mas também as utilize em seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com