TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia da Educação

APRESENTAÇÃO

Caro (a) Aluno (a),

É com satisfação e expectativa que iniciamos esta caminhada pelo mundo de uma das mais atraentes áreas do conhecimento humano, a Psicologia, que nesse caso vem especificamente voltar seu olhar e suas reflexões para a Educação, esperando que este seja o marco de uma frutífera, intensa e verdadeira relação de trabalho, comunicação e produção científica. A Disciplina que se intitula PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO tem por objetivo geral introduzir os principais conceitos e as diferentes teorias psicológicas acerca do desenvolvimento e da aprendizagem do homem, além de marcar a sua importância e aplicabilidade no contexto educacional, bem como sensibilizar e capacitar você para uma prática pedagógica orientada pela relação interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação. Partindo de um estudo introdutório da Psicologia, apresentada em seus vários aspectos, em direção a um estudo reflexivo da práxis pedagógica no seio das contribuições que a Psicologia, enquanto Ciência do Comportamento, tem efetivamente podido dar para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida e das produções do homem moderno. Essa disciplina está planejada para um estudo de 72 horas e desenvolver-se-á em dois momentos lógicos, aqui identificados como Blocos Temáticos que contemplarão dois temas nucleares, cada um, desenvolvido em seus conteúdos principais, considerando-se os objetivos gerais e específicos da disciplina. Assim: O Bloco Temático I - A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO - pretende levá-lo a conhecer e discutir a Psicologia, enquanto ciência do comportamento as visões sobre o desenvolvimento e a aprendizagem em diversas teorias psicológicas. Ainda neste Bloco, os estudos e reflexões psicológicas estão direcionados para uma compreensão quanto a multideterminação do desenvolvimento e do comportamento humano. O Bloco Temático II

- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FACE DA APRENDIZAGEM HUMANA – Pretende oferecer uma incursão acerca da Psicologia da Educação, sua origem, evolução teórica, sua situação no campo do conhecimento, seus objetos e conteúdos de estudo e suas principais abordagens teóricas contemporâneas. A partir disso, busca-se focalizar a atenção nos estudos sobre aprendizagem, a partir das contribuições que a Psicologia vem substancialmente dar à Educação (em suas principais teorias), voltando-se em seguida para a aplicabilidade do conhecimento psicológico à práxis educativa pedagógica.

A disciplina foi estruturada para potencializar sua aprendizagem. Leia atentamente o material especialmente elaborado para você. Realize todas as atividades e pesquisas propostas: elas visam auxiliá-loEsperamos contribuir de modo significativo para que venha a repensar sua atuação no mundo, tanto no campo pessoal quanto profissional.

Desejamos que você aproveite ao máximo esta disciplina!

Cordialmente, Professores de Psicologia da Educação.

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA*

O QUE É PSICOLOGIA?

O que é Psicologia? Esta pergunta precisa se ser respondida antes que possamos passar nosso estudo sobre a Psicologia da Educação. Neste texto, a compreensão alcançada sobre algumas teorias da Psicologia poderá contribuir para que o educador perceba que mesmo que não identifique seu saber com os conceitos da desenvolvidos pela Psicologia científica, ele de fato atua sempre tendo por base a construção histórica deste campo. Isto se configura em grande parte pelo fato de que muitas das práticas educacionais já consolidadas foram estabelecidas ao tomar por base as concepções estruturadas nas várias teorias psicológicas. Assim, quando o sistema educacional distribui os alunos por faixa etária e estabelece os conteúdos a serem trabalhados com cada grupo, há nesta prática uma noção de o desenvolvimento inteligência ocorre gradualmente e que as crianças menores, têm uma capacidade apreensão conceitual em função das características que marcam a sua cognição. Diante disso, conhecer a Psicologia e sua explicação sobre o desenvolvimento psicológico do ser humano, bem como as várias formas de explicação sobre como ocorre o processo de aprendizagem, é uma condição prévia para que o professor possa embasar suas propostas é estratégias didáticas, bem como para que possa visualizar quais conteúdos devem ser trabalhados com cada faixa, tendo por base o nível de abstração de cada grupo.

O Senso Comum, a Ciência e a Psicologia

Ao iniciarmos um estudo sobre a Psicologia devemos identificar tudo que é habitualmente denominado Psicologia, mas que efetivamente não pertence a este campo do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com