TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pagina 315

Pesquisas Acadêmicas: Pagina 315. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Pag: 315 # 4 ao 7

4- Analise e comente o conceito de Max Weber para o Estado.

Na visão dele o Estado era uma instituição política que é dirigida por governadores soberanos, que reivindica o monopólio do uso legitimo da força físico em um determinado território, fazendo com que a sociedade existente nesse local seja subordinada ao Estado.

5- Em que sentido podemos falar de uma contraposição entre sociedade civil e Estado.

O Estado é entendido como a instituição que exerce o poder da força nas suas diversas funções, sejam elas administrativas, jurídica ou legislativa. Já a sociedade civil costuma ser definida como um grande campo de relações sociais que se desenvolve separadamente do poder do Estado. Ex.: as igrejas, as escolas...

6- Qual deve ser a função dos partidos políticos em relação à sociedade civil. Em sua opinião.

Os partidos políticos tem a função teórica e ideológica que tem em vista a conquista e manutenção do poder político para, por meio dele, realizar finalidades de interesse geral,ou seja, o partido deve ser uma ponte entre a sociedade e o Estado. Mas nem sempre o dever vem em primeiro lugar.

7- Regime político é o modo característico pelo qual o Estado relaciona-se com a sociedade civil. Como se relacionam com a sociedade civil os regimes políticos democrático e ditatorial? Detalhe suas características.

No regime democrático de Atenas uma parte dos cidadãos participavam diretamente e decidiam os rumos políticos na sociedade, numa democracia direta. Atualmente há a democracia representativa, onde os cidadãos elegem seus representantes políticos.A ditadura conservava o caráter de poder excepcional, concentrando o poder nas mãos do governante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com